Conselho Geral da CBB encerra o ano com foco em cooperação, planejamento e formação de líderes
Reunião marcou o último encontro antes da 105ª Semana Batista, em Salvador - BA.
A última reunião do Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira (CBB) foi realizada de 03 a 05 de novembro, no Centro Batista, na Tijuca - RJ, marcando o encerramento das atividades antes da 105ª Semana Batista, que acontecerá em Salvador - BA. O encontro reuniu líderes Batistas em um tempo de comunhão, reflexão e planejamento para o fortalecimento da cooperação denominacional.
Na segunda-feira, dia 03, a Diretoria da CBB iniciou os trabalhos avaliando ações das organizações e secretarias, reafirmando o compromisso com o avanço da cooperação denominacional. À tarde, a reunião aconteceu em comunhão e alinhamento com representantes da União Feminina Missionária Batista do Brasil, a diretora-executiva Raquel Zarnotti e a presidente Cássia Guimarães, com a gerente de Educação Cristã da CBB, Elana Ramiro, com a diretora do Colégio Batista Shepard, Ana Laura Defáveri, e com a coordenadora da Juventude Batista Brasileira, Jéssica Martins.
Na terça-feira, dia 04, o Conselho deu continuidade às atividades com o mesmo propósito que une os batistas: servir com excelência ao Reino de Deus. As comissões temáticas se reuniram em um tempo de análise, diálogo e cooperação, contribuindo estrategicamente para o fortalecimento da Convenção Batista Brasileira e o avanço da missão. Entre os principais focos estiveram o planejamento estratégico, a gestão financeira, o suporte às Igrejas, a formação em educação cristã e ministerial, além do intenso trabalho nas áreas de missões e ação social.
A Comissão de Planejamento dedicou-se ao refinamento do planejamento estratégico, à qualificação de projetos e à análise de indicadores e processos. A Comissão Jurídica revisou os Estatutos e o Regimento Interno. A Comissão de Educação Teológica tratou de parcerias e da continuidade de cooperações voltadas à formação ministerial. A Comissão de Finanças avaliou os orçamentos das organizações, visando um futuro sustentável. Já a Comissão de Missões e Ação Social analisou relatórios e planos estratégicos das juntas missionárias e da Ação Social, além de homologar novos missionários. A Comissão de Educação Cristã atualizou demandas de longo prazo e discutiu avanços na área de acessibilidade. E a Comissão de Finanças ouviu as organizações, com o objetivo de sanar dúvidas sobre os relatórios apresentados, subsidiando a análise e parecer.
A quarta-feira, dia 05, começou com um momento de louvor conduzido por Samuel Barros, presidente Associação dos Músicos Batistas Brasileiros (AMBB), seguido de devocional ministrada por Elvira Rangel, 3ª vice-presidente da CBB, que enfatizou a importância de depender de Deus antes de qualquer planejamento. “O sofrimento no deserto é um lugar onde podemos nos encontrar a sós com Deus”, destacou.
Após um momento de oração em duplas e a apresentação dos novos membros do Conselho, o diretor-executivo da CBB, pastor Fernando Brandão, agradeceu a todos os conselheiros pelo comprometimento com a denominação.
Durante a manhã, foi apresentado o vídeo-relatório da CBB, com destaques para os investimentos em tecnologia e planejamento estratégico, além do lançamento do programa de formação e desenvolvimento de executivos. O gerente de Administração e Finanças, Juarez Solino, apresentou o projeto de ampliação e reforma do Centro Batista. A Convicção Editora apresentou os lançamentos de 2025. A gerente de Educação Cristã da CBB, Elana Ramiro, que completou um ano na função, compartilhou os avanços na elaboração de um novo portfólio, mudanças na matriz curricular, proposta pedagógica atualizada, ampliação do programa “EBD para o Alto” e o desenvolvimento do plano de leitura bíblica.
A Juventude Batista Brasileira, através de Jéssica Martins, coordenadora da JBB destacou o sucesso do Top Líderes JBB, com representantes de 20 estados e 23 convenções, além do projeto “Pés no Arado”, que vai reunir mais de 250 jovens de todos os estados do país, em Salvador, em janeiro de 2026.
O Colégio Batista Shepard, em processo de reestruturação, também foi destaque, com a diretora Ana Laura Defáveri apresentando as melhorias implementadas e convidando os presentes a conhecer o colégio. “A Convenção Batista acreditou no potencial e na missão do Colégio Batista”, afirmou.
Os seminários da CBB também trouxeram excelentes resultados: contratação de novos docentes, ampliação do portfólio de cursos, fundos para bolsas de estudo, presença em eventos e aumento no número de alunos. O Seminário do Sul presenteou a Diretoria e o Conselho pelos resultados alcançados nos últimos dois anos. Entre as novas iniciativas estão o curso de Português para estrangeiros na Vila Minha Pátria e cursos gratuitos para Igrejas.
Um dos momentos mais significativos da reunião foi a assinatura do acordo entre a CBB, a Faculdades Batistas do Paraná (FABAPAR), a Faculdade Teológica Batista de São Paulo e os seminários da Convenção Batista Brasileira, oficializando o programa de Mestrado e, futuramente, Doutorado dos Batistas Brasileiros. Essa parceria reafirma o compromisso da denominação com a formação teológica de excelência, fundamentada na unidade, cooperação e missão, consolidando um novo passo histórico na educação teológica Batista.
Na parte da tarde, a reunião contou com a presença de Cláudia Escobar, gerente de projetos sociais da Aliança Batista Mundial, que trouxe uma palavra de saudação.
A União Feminina Missionária Batista do Brasil, através de Raquel Zarnotti, nova diretora-executiva, e pastor Alexandre Peixoto, que atuou como diretor interino da instituição, apresentou um vídeo com seus destaques e resultados, mostrando o equilíbrio financeiro da organização e o cumprimento de todos os compromissos. Também apresentou seu novo planejamento estratégico, que apresenta mudanças para o futuro da organização.
A Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET) foi representada pelo pastor Anderson Cavalcanti, diretor-executivo, e apresentou sua nova logomarca, destacou a realização 12º Congresso e reforçou as expectativas para a Assembleia em Salvador - BA.
A Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil trouxe um resumo das atividades de 2025, como a Assembleia anual, cursos de formação continuada, EBD para o Alto, Mês do Educador Cristão, entre outras atividades. A organização foi representada por Márcia Kopanyshyn, diretora-executiva, e Luciene Freitas, presidente.
Jean Silveira, diretor-executivo da Associação Nacional de Escolas Batistas (ANEB), apresentou relatórios de participação em eventos, ações de capacitação e os preparativos para o Congresso em 2026, em Salvador, que será realizado na Igreja Batista Metropolitana - BA.
A Associação dos Músicos Batistas Brasileiros (AMBB) foi representada por Samuel Barros, presidente da organização, que compartilhou as realizações do ano, como o Congresso em Fortaleza - CE, o Adore Minas, os Encontros de Músicos no Maranhão e no Mato Grosso do Sul, além da atualização de seu estatuto e regimento interno.
A Associação dos Diáconos Batistas do Brasil (ADBB) celebrou os resultados do seu congresso, realizado no Acampamento Batista Fluminense, de 31 de outubro a 02 de novembro, que reuniu cerca de 300 participantes.
As comissões de Missões e Ação Social, Apoio às Igrejas, Planejamento, Educação Cristã e Educação Ministerial apresentaram relatórios e pareceres, e o dia foi encerrado com uma oração pela Diretoria da CBB, que conduziu a reunião pela últia vez.
Na quinta-feira, dia 06, o último dia da reunião começou com um momento de louvor e a divulgação do Manancial 2026, apresentada pelo pastor Fabrício Freitas, diretor-executivo da Junta de Missões Nacionais, e Raquel Zarnotti. Os conselheiros ganharam a nova edição de presente.
O devocional foi conduzido pelo pastor William Salgado, coordenador de Mentoria da Igreja Multiplicadora, da JMN, que trouxe uma reflexão baseada em Mateus 28.18-20, abordando a autoridade, o propósito e a presença de Cristo na Grande Comissão, além de apresentar o que Deus tem realizado através da visão de IM.
Os conselheiros assistiram aos vídeos de Missões Mundiais e Missões Nacionais, que apresentaram relatórios e resultados das ações missionárias. Missões Mundiais, através do pastor João Marcos Barreto Soares, diretor-executivo, destacou suas áreas de atuação, o DNA missionário e o desenvolvimento comunitário, com projetos como o PEPE Internacional e as Casas do Voluntários Sem Fonteiras (VSF), localizadas na Espanha, Chile e Senegal. Foi apresentada a nova plataforma Purpose Hub, que conecta vocação e missão, além da divulgação do Proclamai 2026. Missões Nacionais apresentou um vídeo-relatório com dados sobre organização de igrejas e batismos, projetos, com destaques do pastor Fabrício Freitas, diretor-executivo, para o relançamento de literaturas de discipulado, revitalização de Igrejas e a Conferência Global Multiplique, realizada de 11 a 14 de novembro, em Caldas Novas - GO.
A Comissão de Finanças, através de Valseni Braga, relator, recomendou o fortalecimento do diálogo com as convenções estaduais para revitalizar o Plano Cooperativo.
A União das Esposas de Pastores foi representada pela sua presidente, Iracy Leite, que agradeceu pela oportunidade de participação na reunião e pelo apoio da CBB na realização do Congresso na Bahia, em 2026.
O pastor Erivaldo Barros, presidente da Convenção Batista Baiana (CBBA) convocou líderes a engajarem seus estados para a participação na 105ª Semana Batista, que será realizada de 19 a 25 de janeiro, em Salvador - BA.
O encontro foi encerrado com um momento de gratidão pela vida dos conselheiros que concluíram seus mandatos, reafirmando o compromisso da Convenção Batista Brasileira com a unidade, a cooperação e o avanço da missão do Reino de Deus.
A próxima reunião será realizada em março de 2026, já com a Diretoria que será eleita na 105ª Semana Batista.
Estevão Júlio, jornalista na Convenção Batista Brasileira