Notícia

12º Congresso Nacional dos Diáconos Batistas do Brasil reúne centenas em retiro espiritual no Rio de Janeiro

Evento marca o 1º Retiro Nacional dos diáconos e diaconisas e destaca unidade, comunhão e adoração ao Senhor.

 

Depois de 24 anos desde o primeiro Congresso Nacional dos Diáconos Batistas do Brasil, realizado no templo da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro - RJ, o evento retornou ao estado fluminense em uma edição histórica. O 12º Congresso Nacional dos Diáconos Batistas do Brasil, que também marcou o 1º Retiro Espiritual dos Diáconos e Diaconisas Batistas do Brasil, foi realizado entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro de 2025, no Acampamento Batista Fluminense, em Rio Bonito (RJ). 

 

O encontro reuniu cerca de 300 participantes, entre diáconos, diaconisas, pastores, aspirantes ao ministério diaconal e familiares. Diferente das edições anteriores, o evento foi realizado no formato de retiro espiritual, sem deliberações administrativas, e teve como foco principal a adoração, comunhão, testemunho, oração e edificação espiritual. 

 

Representantes de 11 das 23 Associações e Ordens que formam a Associação dos Diáconos Batistas do Brasil (ADBB) estiveram presentes, vindos de estados como Bahia, Pernambuco, Maranhão, Brasília, São Paulo, Alagoas, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo e Minas Gerais. 

 

Programação espiritual e preletores 

Os cultos e palestras foram transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da ADBB, permitindo que outros diáconos e Igrejas acompanhassem os momentos de adoração e aprendizado. 

As mensagens bíblicas foram ministradas por líderes nacionais da denominação. Na abertura, na sexta-feira (31), o preletor foi o diácono Jonatas Nascimento, membro da Primeira Igreja Batista de Maricá - RJ e autor da “Cartilha da Igreja Legal”. No sábado (1º), pela manhã, o pastor Sócrates Oliveira, chanceler da Convenção Batista Brasileira, trouxe a mensagem. À noite, a ministração ficou a cargo do pastor Fernando Brandão, diretor0Executivo da CBB. O encerramento, no domingo (2), contou com a pregação do pastor Ormindo José, pastor da Primeira Igreja Batista em Olinda, em Nilópolis - RJ e pai do presidente da ADBB, diácono Eduardo Martins Pires. 

 

No sábado à tarde, o doutor Gilberto Garcia, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e membro da Primeira Igreja Batista em São João de Meriti - RJ, ministrou a palestra “Blindagem jurídica para estatutos das igrejas”. 

 

Louvor e adoração 

Os momentos de louvor e adoração foram conduzidos por diferentes ministérios e grupos musicais. A abertura contou com o Grupo Ekballo, da PIB de Maricá - RJ; o Ministério Altos Louvores conduziu o louvor na manhã de sábado; e o Grupo LouvAção Gospel inspirou os congressistas na noite do mesmo dia com suas 14 vozes. No domingo, as ministrações musicais ficaram por conta do diácono Lair Ribeiro, da Igreja Batista Central no Campinho - RJ, e das irmãs Renata Martins Pires, da PIB em Olinda - RJ,  e Stephanie de Oliveira Pires, da Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu - RJ. 

Presenças e homenagens 

O congresso contou com a presença de diversas lideranças Batistas. Estiveram presentes o pastor Rafael Antunes, presidente da Convenção Batista Fluminense; pastor Exequias e pastor Humberto Primo, de Missões Nacionais; pastor Paulo Roberto, de Missões Mundiais; e pastor Daniel Martins Cunta, de Missões Estaduais da Convenção Batista Fluminense. O pastor Diego Bravim, diretor-Executivo da CBF, enviou uma mensagem em vídeo. 

Durante o evento, foi celebrada a Ceia do Senhor, conduzida pelo pastor Ormindo Pires e com a participação dos presidentes estaduais e nacional. Também foram apresentados a nova bandeira oficial da ADBB, o novo site da associação, o programa “Bom Diáconos com Jesus” na Rede 3.16, e lançada a campanha dos 60 dias de oração, com início em 20 de novembro, intercedendo pela 105ª Semana Batista, a 105ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira e a 26ª Assembleia da ADBB, quando será eleita a nova diretoria e o primeiro diretor-executivo dos diáconos. 

 

 

Apoio e agradecimentos 

O sucesso do congresso foi resultado do trabalho conjunto de diversos voluntários. O diácono Eduardo Martins Pires, presidente da ADBB, destacou a dedicação de irmãos e irmãs envolvidos em áreas como som, transmissão, mídia, ornamentação, hospedagem e logística, incluindo Carlos Eduardo, Humberto, Lucas Ferreira, Raquel e pastor Paulo Henrique, Monique e Viviane, Alexandre Garcia, Ademir José de Paula, Osmar da Silva e Bethania de Oliveira. Agradecimentos também foram feitos aos parceiros institucionais, como Missões Nacionais, MCM, Editora Sinodal, Faculdades Batistas e outros apoiadores. 

O registro fotográfico oficial ficou sob responsabilidade de Sélio e Maria Morais, que anunciaram que este foi o último evento nacional de que participaram como fotógrafos. A diretoria expressou gratidão e orações pelo casal, reconhecendo sua contribuição à história dos diáconos e das famílias Batistas. 

 

Um marco histórico para o ministério diaconal 

Ao final, o presidente da ADBB, Eduardo Martins Pires, celebrou a realização do evento e destacou o caráter histórico do retiro: “Agradecemos a Deus pela oportunidade dada aos diáconos Batistas do Brasil na realização desse 12º Congresso em formato de Retiro Espiritual. Fica como uma semente plantada, a prova de que podemos fazer muito mais do que pedimos ou pensamos, pois servimos a um Deus que tudo provê.” 

Em mensagem final, o presidente parabenizou os diáconos, diaconisas e igrejas Batistas de todo o Brasil: “Que o Senhor continue levantando diáconos e diaconisas cheios de fé, sabedoria e compaixão, para que a Igreja de Cristo permaneça firme, acolhedora e relevante neste tempo. Juntos somos mais fortes, juntos somos melhores, dirigidos por Deus somos imbatíveis! Até Salvador!” 

 

Eduardo Martins Pires, presidente da Associação dos Diáconos Batistas do Brasil