Despertar 25 reúne representantes de todos os estados do Brasil
Curitiba, capital do Paraná, recebeu jovens Batistas de todo o Brasil para o “Despertar”, conferência nacional da Juventude Batista Brasileira (JBB), realizada de 23 a 26 de julho, na Primeira Igreja Batista de Curitiba - PR. O tema escolhido para esta edição foi “Pra Todo Dia”. A programação reuniu mais de 1500 jovens, de todos os estados e o Distrito Federal, para um tempo importante de comunhão, inspiração, capacitação, conexão e alinhamento de visão. O encontro também recebeu representações internacionais do Paraguai e do Equador.
Durante os quatro dias de Despertar, muitas foram as atrações musicais: FHOP Music, Alexandre Magnani, Adhemar de Campos, Novo Canto, One Ministerio Music, Israel Salazar e Karol e Rander.
Para ministrar a Palavra, não foi diferente. A JBB convidou Cacau Marques, pastor na Igreja Batista Vida Nova, em Nova Odessa - SP; Lucas Zub, pastor de jovens da Primeira Igreja Batista de Curitiba - PR; Ricardo Benevenuto, pastor, que atualmente coordena o programa de Universitários da Lifeshape Brasil; Eraldo Tapajós, pastor da Igreja Batista Memorial de Belém - PA; William Menezes, pastor de adolescentes da Primeira Igreja Batista em Irajá – RJ; Pedro Wallbach, pastor auxiliar no ministério de jovens da PIB Curitiba - PR; Thiago Faria, missionário da Junta de Missões Mundiais; Mariane Godoi, teóloga e cantora, Germana Matheus, missionária da Junta de Missões Nacionais; e Tarik Majzoub, pastor de adolescentes da PIB de Curitiba – PR.
A juventude também teve a oportunidade de aprender através das Capacitações, oficinas com experiências, métodos e estratégias para aplicar no dia a dia, com os seguintes temas:
Criatividade redentiva: comunicando o Reino de Deus através de ideias e conteúdos;
Evangelismo Digital
Louvor & Artes - Adoração pra todo dia;
Ensino bíblico para novas gerações;
Entre crises e conquistas: cuidando da saúde emocional da juventude
Evangelismo urbano
Comunicação Não Violenta;
O espelho do Reino: a verdade da beleza em um mundo de aparências
Discipulando universitários
Liderança;
Aconselhando a nova geração;
Mais que rampas: acessibilidade relacional e ministerial;
Ecoteologia: a importância do cultivar e guardar (Carlos Henrique);
Storytelling: narrativas do Reino;
Escola, meu campo missionário;
Identidade à luz da Palavra - Mulheres;
Identidade à luz da Palavra – Homens
Sintonia e adoração: um ministério de música eficiente;
Minha Igreja cresceu, e agora?
Construindo um ministério com adolescentes;
Missão e Cidades Estratégicas
Além das capacitações, os participantes do Despertar puderam aprender ainda mais nas jornadas de conteúdo, momentos de troca, aprendizado e aprofundamento em diversos temas:
O missionário monótono: o campo é mesmo extraordinário?
Como não silenciar o sofrimento?
Discipulado para todo dia;
De: Paulo Para: Timóteo;
O som ao redor;
Do atleta ao discípulo: esporte que transforma de verdade
Não é só um post: engajamento com propósito;
Daniel's da pós-modernidade;
O custo da inacessibilidade;
Graça multiforme e as possibilidades do serviço cristão;
Uma identidade para todo dia - mulheres;
Uma identidade para todo dia - homens;
Liderança atípica;
Entre o céu e a rotina: vivendo uma espiritualidade equilibrada;
Entre ruínas: como liderar em um mundo que esqueceu Deus;
Líderes analógicos x geração digital;
Crise ambiental, resposta espiritual: a ecoteologia como instrumento de redenção;
Cansados & Cancelados: a cobrança pela exposição e posicionamento;
Quando o chamado encontra a vida real;
A espiritualidade consumista;
A adoção como expressão do amor;
Não é apenas uma conversa: combatendo o racismo dentro e fora da Igreja;
Elas pelo mundo;
A arte como missão;
Construindo uma Igreja saudável para os dias de hoje;
A vocação pra todo dia;
Do Local ao Global: Discipulado Multiplicador;
Do Púlpito ao Feed: Como Pregar para Nova Geração;
Não é só sobre sexo: sexualidade à luz da Palavra;
Deus no escritório: encontre sentido no que você faz.
Durante os dias de Despertar, jovens de todo o Brasil participaram ativamente de diversos ambientes especialmente construídos para a programação do evento, como o Espaço Conecta, Space Room, Jogo da Vida, Hangout, Sala Calma e Sala de Oração. Esses espaços foram desenvolvidos em parceria com as organizações da CBB, como a Junta de Missões Mundiais, Junta de Missões Nacionais, União Feminina Missionária Batista do Brasil e Rede 3.16. Um dos destaques dessa edição foi também o lançamento do livro 29+. Mais detalhes sobre essas atividades serão apresentados nas próximas edições de OJB.
Integra
No último Dia do Despertar foi realizado o “Integra”, programação voltada especialmente para os adolescentes, e que foi realizada pela primeira vez no Sul do Brasil.
Palavras de Sabedoria
Durante as sessões do Despertar, os jovens ouviram “Palavras de Sabedoria” de líderes Batistas com grande experiência ministerial: pastor Fernando Brandão, pastor Paschoal Piragine Jr., pastor João Emílio Cutis Pereira e Elana Ramiro.
Pés no Arado 2026
A JBB divulgou o tema do Pés no Arado 2026, que será realizado de 06 a 15 de janeiro de 2026, em Salvador – BA: “Paz na Terra, luz na cidade”, inspirados pela palavra de Lucas 1.79 – “para iluminar os que estão nas trevas e na sombra da morte, a fim de guiar os nossos pés no caminho da paz”. As inscrições já estão abertas.
Primeira sessão
A primeira teve início com a exibição de um vídeo que apresentou a trajetória e os objetivos do Despertar. Na abertura, uma apresentação de dança acompanhada da leitura de Romanos 15 feita por Jéssica Martins destacou o chamado à unidade.
O pastor Fernando Brandão, diretor executivo da Convenção Batista Brasileira (CBB), desafiou os jovens a viverem plenamente o propósito de Deus. “É preciso colocar a vida nas mãos de Deus, sem reservas”.
O presidente da CBB), pastor Paschoal Piragine Jr., também esteve presente e compartilhou palavras de encorajamento. “Quando colocamos os olhos em vocês, enxergamos o futuro que Deus está preparando por meio desta geração”.
Durante a sessão, líderes de juventude de várias regiões do país foram alvo de um momento especial de oração, fortalecendo a comunhão e a missão.
A coordenadora da JBB, Jéssica Martins, apresentou ao público a nova identidade visual da Juventude Batista Brasileira. A logomarca foi reformulada para dialogar com todas as faixas etárias atendidas pelo ministério.
O grupo de louvor Novo Canto, da Igreja Presbiteriana de Alphaville - SP, conduziu os jovens em momentos de adoração que antecederam a mensagem da noite e finalizaram a celebração.
A pregação ficou a cargo do pastor Tarik Majzoub, pastor de adolescentes da Primeira Igreja Batista de Curitiba - PR, que ministrou sob o tema “500 metros a mais”. Em sua mensagem, destacou a importância do relacionamento íntimo com Deus, com os seguintes pontos: todos nós temos acesso à presença de Deus; busque águas mais profundas na presença de Deus; onde o rio da presença de Deus fluir tudo será transformado. No final, dezenas de jovens se dirigiram à frente do altar, em um momento de entrega, consagração e busca por mais de Deus.
Na sequência, Jennifer Soares, coordenadora da Vila Minha Pátria, compartilhou experiências do trabalho missionário entre refugiados. Segundo ela, mais de mil refugiados foram acolhidos na vila ao longo de três anos de atuação, que também destacou como Deus tem usado a juventude para impactar vidas.
O momento de louvor foi conduzido por Alexandre Magnani, autor da canção “Até Que Ele Venha”. O pastor Paschoal Piragine Jr., presidente da CBB, trouxe “Palavras de Sabedoria” com o tema “Buscando Viver a Sabedoria do Alto”, baseada em Efésios 5.15-20. Segundo ele, “sabedoria é a arte de viver”, e apresentou quatro caminhos para cultivar essa sabedoria:
Busca intensa da graça de Deus;
Entender a vida de uma perspectiva espiritual e desenvolver intimidade com Deus;
Saber lidar com a autoridade de forma sábia;
Reconhecer e aproveitar as portas que Deus abre.
Em formato de TED Talk, o pastor Eraldo Tapajós, da Igreja Batista Memorial em Belém - PA, abordou o tema “Descanso, princípio divino”, com base em Marcos 1.35-39. Ele alertou sobre os perigos dos extremos e enfatizou que o verdadeiro descanso é espiritual: “Precisamos descansar no Senhor e ter comunhão com o Pai para que nossa existência seja fortalecida”. Para ele, o cansaço é uma realidade atual, e o descanso, uma necessidade urgente.
A segunda mensagem da manhã foi ministrada pelo pastorRicardo Benevenuto, com o tema “Pra Todo Dia - Vulnerabilidade e Confissão”. Ele refletiu sobre o medo que muitos cristãos têm de se expor, mesmo diante de um Deus de amor e graça. “Quando a gente para de fingir, Deus começa a agir”, afirmou.
Ele deu três conselhos práticos para lidar com a vulnerabilidade:
Ter um lugar seguro com Deus por meio da oração;
Caminhar com alguém maduro espiritualmente (discipulado);
Ter coragem de dividir os fardos e não acumular sentimentos.
A manhã foi encerrada com as Jornadas de Conteúdo, onde os participantes puderam se aprofundar em temas específicos por meio de workshops e discussões em grupo.
Terceira sessão
A noite começou com a animada chamada dos estados, momento tradicional no Despertar.
Em seguida, a Junta de Missões Mundiais compartilhou boas notícias dos campos missionários, destacando os frutos do trabalho de evangelização e discipulado ao redor do mundo. Patrícia Rosa, missionária da JMM, apresentou o projeto Imersão Escola de Missões, convidando os jovens a se engajarem mais profundamente com a causa missionária.
O pastor Fernando Brandão conduziu um momento especial de oração pelos vocacionados, reforçando o papel de cada cristão no cumprimento da missão. “Todos nós recebemos autoridade para ministrar na vida de outros, para que se tornem discípulos. Isso acontece por meio da oração, da Palavra e do Espírito”, afirmou.
A participação musical foi com a banda FHOP Music, que tem abençoado o Brasil com diversas canções e conduziu os jovens a um tempo de louvor e entrega.
A mensagem da noite foi ministrada por Cacau Marques, que trouxe uma reflexão baseada em Efésios 4.1-6, com o tema “Teologia pra todo dia”. De forma clara e aplicada, o preletor destacou a importância de viver uma fé fundamentada nas Escrituras e coerente com a prática. “Ande como quem sabe que vai pro céu, desafiou o pastor”, que completou dizendo que “quem tem essa certeza busca a unidade, porque nossa unidade é fruto da obra de Cristo”.
Quarta sessão
O culto teve a participação musical do pastor Adhemar de Campos, um dos grandes nomes da música cristã brasileira. Com clássicos como “Ele é Exaltado” e “O Nosso General”, os jovens Batistas celebraram e adoraram ao Senhor.
Na sequência, o pastor João Emílio Cutis, pastor da Primeira Igreja Batista de Irajá - RJ e 4° secretário da CBB, trouxe uma reflexão profunda baseada em Jeremias 29.11. Ele falou sobre as dificuldades enfrentadas na tomada de decisões e destacou a importância da dependência de Deus. “Às vezes os nossos olhos contemplam algo, mas amanhã o imprevisível aconteceu.”
Segundo o pastor, a sabedoria divina é essencial para a caminhada cristã. “Quem entende da sua vida é Deus, porque Ele é o maior conhecedor do seu passado, da eternidade passada. Como não temos a capacidade de tomar as decisões corretas, precisamos dia a dia andar com Deus. Esses são os caminhos do Senhor, porque as veredas são cheias de curvas”, destacou. Ele finalizou dizendo que “as nossas decisões precisarão do derramar da sabedoria de Deus”.
Na sequência, Mariane Godoi trouxe uma mensagem com base no Salmo 32.1-7, com o tema “Adoração pra todo dia”, destacando a vida de Davi como exemplo de adoração sincera, mesmo diante de falhas. Ela convidou os participantes a refletirem sobre o verdadeiro sentido da adoração cotidiana. “Adoração pra todo dia só é possível quando temos um coração segundo o coração de Deus”, explicou.
Ela também destacou a importância do arrependimento e do reconhecimento do perdão divino. “A adoração de todo dia não é de quem não erra. É de quem reconhece quem Deus é”.
No momento de mobilização missionária Luciana Nascimento, da Junta de Missões Mundiais (JMM), apresentou o projeto Voluntários Sem Fronteiras, que visa engajar cristãos na missão global.
Em seguida, Thiago Faria, também da JMM, trouxe a TED Talk “Fazer discípulos é pra todo dia”. Ele ressaltou a importância de viver o discipulado como estilo de vida, com intencionalidade e visão missionária. “O mundo está a seu alcance. “4,8 bilhões de pessoas ainda não conhecem a Jesus. Fazer discípulos é tarefa diária”.
A sessão também teve o anúncio do Congresso da Juventude Batista Latino-Americana (JUBLA), que acontecerá em Santiago, no Chile, em 2026, com representantes da organização convidando a JBB para participar desta celebração.
O encontro foi encerrado com a gravação da música oficial do projeto Despertar, celebrando o mover de Deus entre os participantes.
Quinta sessão
A programação contou com a participação musical de Israel Salazar e a devocional foi conduzida por Elana Ramiro, gerente de Educação Cristã da CBB, que desafiou os participantes a avaliarem a profundidade e o propósito de suas orações. “Em que estágio está a sua oração? Quando a sua oração glorificar primeiramente ao Pai, ela será ouvida”, destacou Elana.
Representantes das organizações missionárias da CBB compartilharam atualizações. A Junta de Missões Nacionais (JMN) apresentou os avanços da Cristolândia e convidou a todos para a Conferência Global Multiplique, que será realizada em novembro, em Caldas Novas - GO. A Juventude Batista Brasileira (JBB) falou sobre o movimento 29+, que tem mobilizado jovens adultos. Já Pedro Veiga destacou os seminários da Convenção Batista Brasileira (CBB) e o Fundo Jerry Key, com foco na formação e capacitação ministerial.
William Menezes, pastor de adolescentes e esportes na Primeira Igreja Batista de Irajá - RJ, abordou a importância de se investir em uma Igreja geracional. Ele enfatizou o papel do ministério com adolescentes e iniciativas esportivas como ferramentas eficazes de discipulado e evangelismo.
Baseado no texto de Jó 1, William trouxe uma reflexão profunda com o tema: “Uma Vida Íntegra”. Em sua pregação, alertou para a atual crise de integridade vivida pela sociedade. “Será que precisamos olhar para os de fora para ter referência?”, perguntou.
A mensagem foi estruturada em quatro pilares:
1. Seja uma pessoa íntegra - Como está seu testemunho?
2. Seja uma pessoa justa
3. Seja uma pessoa que teme a Deus
4. Seja uma pessoa que evita fazer o mal
Ao final, o pastor convocou a juventude a ser parte de uma geração bíblica e compromissada com os valores do Reino. “Tudo o que você precisa, Jesus tem para dar. O seu chamado vai gerar outros chamados”, afirmou, ressaltando a importância do discipulado intencional.
Sexta sessão
A sexta sessão foi um culto realizado pelo One Ministério e a PIB de Curitiba. A adoração foi conduzida pela banda One Music, da juventude da Primeira Igreja Batista de Curitiba e a celebração também teve a realização de um batismo.
Em seguida, o evento apresentou o primeiro TED Talk, com o pastor Pedro Wallbach, que trouxe uma mensagem com base no texto de Lucas 10, abordando o desafio de formar a próxima geração. “Todas as vezes na história que nós fomos negligentes com a próxima geração, aconteceu algo terrível”, alertou.
Com ênfase no discipulado como base do ministério de Jesus, ele reforçou que o objetivo da Igreja não é apenas formar convertidos, mas discípulos comprometidos com a missão. “Jesus não nos chamou para fazer convertidos, mas para fazer discípulos.” “A raiz do nosso ministério precisa ser o discipulado.”. “Para discipular as novas gerações, a gente precisa desenvolver identidade e santidade”, destacou.
Wallbach também destacou a importância do desenvolvimento de pessoas, alertando que a omissão nesse processo pode limitar o agir de Deus: “Se você não desenvolver pessoas, você vai estar limitando o que Deus quer fazer através da sua vida.”
E concluiu dizendo que “Jesus nos chamou para que o cristianismo flua como um movimento, não um monumento”.
O segundo TED Talk foi ministrado por Germana Matheus, com base em IITimóteo 2.3, e trouxe ênfase missionária. Em sua fala, Germana comparou a obra missionária a uma orquestra. “A obra missionária é como uma linda orquestra. Quando termina, a gente aplaude os tocadores, não os instrumentos. Nós aplaudimos o tocador: o Senhor.”
Ela destacou o valor de cada vida alcançada, especialmente nas regiões mais remotas, como a Amazônia”. As vidas espalhadas pelos rincões da Amazônia valem mais que o mundo inteiro. [...] Até que ponto estamos dispostos a ir por uma vida?”
Germana reforçou que o chamado missionário não depende de habilidades ou limitações humanas, mas da graça de Deus. “Não é sobre nossas habilidades, nem sobre as nossas fraquezas. Mas sobre anunciar a graça daquele que um dia nos chamou”. Sua fala foi encerrada com uma verdade central do evangelho. “A única coisa que tira gente do inferno é o nome de Jesus”. E deixou um lembrete aos vocacionados “Não existe lugar mais seguro do que a presença do Senhor, no local onde o Senhor nos colocou”.
Sétima sessão
A participação musical ficou novamente por conta do One Music. que conduziu a adoração com intensidade.
A mensagem foi ministrada pelo pastor Lucas Zub, que abordou o risco de uma fé superficial, movida por eventos e ativismo, e não pelo compromisso com o secreto. Entre os pontos centrais da pregação estiveram: Negligência da unção, os votos quebrados, a maquiagem da presença. “Muitas vezes estamos buscando mais os palcos, os púlpitos, do que o secreto, na presença de Deus”, destacou.
Inspirando-se na história de Sansão, foi destacado como o personagem bíblico negligenciou a unção e perdeu a sensibilidade à presença de Deus. A mensagem também confrontou o ativismo religioso: “Ativismo não é maturidade, é descontrole. Mas muitos de nós estamos cansados porque estamos fazendo coisas demais e fazendo coisas que Deus não nos chamou pra fazer”, alertou o pastor.
Ao final da programação, Jéssica Martins, coordenadora da JBB, conduziu um momento especial de agradecimento a todos os voluntários, equipes técnicas e participantes que colaboraram com a realização do congresso.
O pastor João Emílio, 4º secretário da Convenção Batista Brasileira (CBB) e responsável pelo acompanhamento da JBB, também expressou gratidão pela vida de Jéssica e sua família, reconhecendo sua liderança.
O encerramento foi marcado pela exibição de um vídeo-resumo, relembrando os principais momentos do Despertar 25.
Novos conselheiros regionais da JBB eleitos
Neste Despertar, os conselheiros que atuaram nos últimos dois anos se despediram do cargo para que novos líderes continuem este trabalho de proximidade com as juventudes estaduais. A JBB agradece pelo tempo dedicado de trabalho, que foi de total importância, inclusive, para que esse Despertar fosse realizado.
No final da programação foram anunciados os novos conselheiros regionais da JBB:
Centro-Oeste: Jônatas Carvalho de Castro;
Nordeste: Brenda Belmira Teles;
Norte: Cezar Vinicius de Oliveira Lima;
Sudeste: Lavínia Ventura;
Sul: Guilherme Pereira Mewes dos Santos.
Despertar 27 no Tocantins
Foi confirmado que o próximo Despertar, será realizado no estado do Tocantins, na região Norte do Brasil.