Notícia

CBB comemora 118 anos com culto de celebração no Centro Batista

No dia 24 de junho, a capela do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB), localizada no Centro Batista, na Tijuca - RJ, recebeu líderes, diretores, missionários e colaboradores das organizações da Convenção Batista Brasileira (CBB) para a celebração dos 118 anos da CBB, comemorados oficialmente em 22 de junho.

 

A programação foi conduzida pelo pastor Fernando Brandão, diretor-executivo da CBB, que deu as boas-vindas aos presentes com palavras de gratidão e alegria: “A CBB não é uma instituição, é uma visão. São as Igrejas Batistas unidas para proclamar o evangelho de Jesus Cristo”, afirmou. Em seguida, o pastor João Emílio Cutis Pereira, 4º secretário da CBB e pastor da Primeira Igreja Batista de Irajá - RJ, conduziu um momento de oração, agradecendo a Deus pelo culto e pela história da CBB.

 

Os momentos de louvor e adoração foram dirigidos pelo ministro de Música Marcelo Nelles, coordenador do curso de Música do Seminário do Sul, juntamente com o Coro Batista, que entoaram canções como “Tu És Bom” e um medley “Só Tu És Santo + Oh, Quão Lindo Esse Nome É”.

 

Durante o culto, o pastor Fernando Brandão convidou representantes de diversas convenções e organizações parceiras da CBB para momentos de homenagem e oração. Representando a Convenção Batista Fluminense (CBF), o pastor Diego Bravim, diretor- -executivo, e o pastor Rafael Antunes, presidente da CBF, entregaram uma placa comemorativa ao pastor Paschoal Piragine Jr., presidente da CBB. “A Convenção Batista Fluminense expressa sua profunda gratidão pelos 118 anos da CBB e por sua trajetória de fé e serviço”, declarou o pastor Diego Bravim.

 

A Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB) também participou da celebração, representada por seu diretor-executivo, pastor Daniel Ventura: “Como tem sido bom, nesses 118 anos, ver o extraordinário de Deus acontecendo em nós e através de nós”, afirmou.

 

Representando a Convenção Batista Carioca (CBC), o pastor José Maria de Souza lembrou a importância histórica do local da celebração: “Louvamos a Deus, pois foi aqui, na cidade do Rio de Janeiro, que a CBB foi instalada. Sentimo-nos parte desta história.”

 

As juntas missionárias também estiveram presentes. Pela Junta de Missões Nacionais (JMN), o pastor Fabricio Freitas, diretor-executivo, destacou: “Essa é a história dos Batistas — uma história de missões que aprendemos com nossos pioneiros e queremos continuar”. Representando a Junta de Missões Mundiais (JMM), o pastor Alexandre Peixoto, diretor de operações, completou: “É um privilégio ser um Batista brasileiro. O que começou na Bahia atravessou os continentes. Hoje temos 2.450 missionários atuando em 26 países para honra e glória de Deus.”

 

Outros representantes das organizações parceiras também participaram do momento: o pastor Pedro Veiga, vice-diretor dos Seminários da CBB, representando o Seminário do Sul; a irmã Raquel Zarnotti, representando a União Feminina Missionária Batista do Brasil (UFMBB) e as Mensageiras do Rei; a professora Ana Laura, representando o Colégio Batista Shepard (CBS); além do pastor Fabiano Lessa, coordenador nacional dos Embaixadores do Rei.

 

“Os corações das mulheres Batistas do Brasil são corações missionários. E vamos continuar juntos avançando!”, declarou a irmã Raquel.

 

A irmã Fabíola Molulo, gerente de Ação Social da JMN, conduziu um momento especial de oração em agradecimento a todas as organizações presentes.

 

Na sequência, foi exibido um vídeo produzido pela Gerência de Comunicação da CBB, relembrando a trajetória centenária da Convenção.

 

O louvor continuou com o ministro Marcelo Nelles e o Coro Batista, que entoaram a canção “Digno é o Senhor”, preparando o ambiente para a mensagem principal.

 

Com grande alegria, o pastor Paschoal Piragine Jr., presidente da CBB, foi o preletor da manhã. Em sua mensagem, destacou o tema “Minha igreja, minha história e minha missão”, dividida em três pontos:

 

1. Minha igreja (Mateus 16.19):

Nós somos convidados a fazer parte da igreja. Todos nós fomos colocados sobre o mesmo alicerce – Jesus Cristo – e todos nós tivemos pedras vivas que nos antecederam, e sobre elas estamos sendo edificados.

 

2. Minha história (Atos 2.42-47; 4.4; 4.32-35):

Fazemos parte da história da igreja. Ninguém detém a obra santa, e o Evangelho continua sendo pregado, por isso fazemos parte da história.

 

3. Minha missão (Mateus 28.19- 20):

A igreja não vive apenas do passado. Ela tem um futuro, um propósito e uma missão. Cada um de nós é agente da visão de Deus nesta geração.

 

Encerrando sua pregação, o presidente declarou com emoção: “Comemoremos juntos os 118 anos da Convenção Batista Brasileira dizendo: ‘Essa é minha igreja, essa é minha história, essa é minha missão’ louvando e engrandecendo o nome de Jesus”.

 

O culto foi finalizado com o louvor “Além do Rio Azul”, entoado pelo Coro do Centro Batista.

 

O pastor Fernando Brandão fez os agradecimentos finais, compartilhou os anúncios dos próximos eventos e conduziu um momento de oração pelos colaboradores do Centro Batista, igrejas, seminários e organizações parceiras, no qual o pastor Vanderlei Batista Marins fez a oração encerrando a celebração.

 

Após o culto, conversamos com alguns líderes que participaram desta celebração tão significativa para a história dos Batistas brasileiros.

 

Diego Bravim, diretor-executivo da Convenção Batista Fluminense

“Participar da celebração de 118 anos de história da CBB foi rememorar o caminho que nos trouxe até aqui. Isso produz em nós um sentimento de gratidão e de responsabilidade com o presente e o futuro. A celebração do culto foi um momento muito especial, muito edificante. A mensagem, os louvores e o tempo de comunhão. Parabenizamos toda liderança Batista de nossa Convenção pelo trabalho e por este momento”.

 

Rafael Antunes, presidente da Convenção Batista Fluminense

“Um dia especial para todos os batistas. Poder participar e em nome da CBF entregar uma placa comemorativa a CBB me honrou por demais. Sou pastor a 42 anos e hoje na presidência da CBF, viver este momento de celebração foi especial. Sou Batista por convicção e amor. Ver relatado tudo que temos feito nestes 118 anos enche meu coração de alegria e motivação para continuar a anunciar o amor gracioso”.

 

Israel Belo de Azevedo, pastor da Igreja Batista Itacuruçá e ex-reitor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil

Ver o Centro Batista funcionando me encheu de alegria. Ver quantos colaboradores tem hoje o Centro Batista me animou. Estar na celebração dos 118 da Convenção Batista Brasileira, na capela do Seminário, me inspirou. Motivos não me faltam. Entre eles menciono:

O Centro Batista é a unidade buscada pela CBB na prática.

A CBB forte é sinal de igrejas fortes.

A maior virtude de uma igreja ou de uma denominação é a unidade.

Na celebração, o culto me entusiasmou.

A mensagem, pelo pastor Paschoal Piragine Jr., me encheu de esperança.

 

Paulo Moura, pastor da PIB Madureira (RJ)

Foi uma marcante e histórica manhã de terça-feira. A capela do Seminário estava em festa para a celebração de aniversário pelos 118 anos da Convenção Batista Brasileira. Culto alegre e de gratidão a Deus pelas igrejas, história e missão. Somos todos CBB!

 

Pr. Ivan Dias da Silva, pastor da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

Foi um grande privilégio participar na manhã de terça-feira, 24/06, na Capela do Seminário do Sul, do culto de gratidão a Deus pelos 118 anos de organização da nossa Convenção Batista Brasileira (CBB). Revisitar a nossa abençoada trajetória, agradecer pelo vibrante presente e antever um promissor futuro são elementos que fizeram parte desse encontro de adoração. Fundada em 22 de junho de 1907, a CBB teve como seu destacado propagador e primeiro presidente o pastor Francisco Fulgêncio Soren, da PIB Rio de Janeiro. Essa primeira assembleia teve por ênfase central as missões, mas também tratou de temas como formação ministerial, educação cristã, comunicação e a proclamação da Palavra de Deus. Na ocasião, os Batistas eram apenas 4.200 membros em 83 igrejas. Hoje, 118 anos depois, somos mais de 1 milhão e 800 mil membros em mais de 14 mil igrejas e congregações, e continuamos a mesma caminhada, proclamando o amor gracioso de Cristo a todos os povos. Somos a Convenção Batista Brasileiras! Juntos somos melhores, juntos somos mais fortes.

 

Assista à transmissão completa do culto através do canal da CBB no YouTube: https://youtube.com/live/pJxreciGFP0?feature=share

 

Isabelle Godoy e Estevão Júlio

Comunicação da Convenção Batista Brasileira


 
 
 
สล็อต