Notícia

Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira convida novo diretor-executivo

O Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira (CBB) teve o seu segundo encontro em 2024 realizado de 27 a 29 de agosto, no Centro Batista Brasileiro, que fica no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro - RJ.

 

Um dos destaques desta edição foi o trabalho das Comissões na análise SWOT (avaliar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), chamado de Dashboard CBB, visando a construção do Planejamento Estratégico da CBB.

 

Também tivemos uma maior cobertura durante a reunião. O Departamento de Comunicação da CBB teve a parceria da área de Comunicação e Marketing da Junta de Missões Mundiais, que colaborou na produção de vídeos, além do fotógrafo Sélio Morais, que há anos fotograva eventos dos Batistas brasileiros. Os comunicadores tiveram um espaço dedicado para a gravação de entrevistas e edição de materiais.

 

E foi também nesta reunião que os conselheiros votaram a escolha do pastor Fernando Brandão para o cargo de diretor-executivo da CBB. O convite foi feito, e caso seja aceito, ele precisará deixar a função que exerce na Junta de Missões Nacionais (JMN).

 

Após o período de análises das comissões, durante o dia 27, na manhã do dia 28 de agosto, o Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira (CBB) passou a se reunir no auditório do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB) para tratar temas relevantes para a denominação. A reunião teve início com um momento de louvor conduzido pela Associação dos Músicos Batistas Brasileiros (AMBB), contando com a participação de Samuel Barros, presidente da AMBB, e Marcelo Nelles, coordenador do curso de Música do STBSB, que conduziram os presentes em um momento de adoração.

 

Durante o encontro, foi realizada uma oração especial pelos enlutados e enfermos, evidenciando o compromisso da denominação Batista com aqueles que enfrentam dificuldades.

 

O pastor Héber Aleixo, 1º vice-presidente da CBB, fez a abertura com uma reflexão baseada em II Reis 4, destacando que, até mesmo os cristãos enfrentam desafios e que “a denominação é do Senhor Jesus”. Ele enfatizou dois pontos que Deus usa aquilo que temos; e que nem todos tem grau de maturidade para ouvir sobre determinados assuntos.

 

O Conselho Geral recebeu novos membros (presidentes e executivos de Convenções Estaduais recentemente eleitos), reforçando a participação e a inclusão dentro da denominação. O pastor Paschoal Piragine Junior, presidente e diretor-executivo interino da CBB, apresentou um relatório sobre a gestão, destacando a colaboração com o pastor Sócrates Oliveira de Souza e a “sinergia” com a Diretoria e o “gabinete de guerra” formado pelos executivos das juntas missionárias.

 

Foram apresentados os valores destinados ao Rio Grande do Sul e um momento informativo com lideranças locais. Egon Berg, diretor-executivo da Convenção Batista do Rio Grande do Sul (CBRS) expressou sua gratidão, emocionado, mencionando a demonstração de amor e cuidado recebida dos irmãos. Samuel Esperandio, diretor-executivo da Convenção Batista Pioneira, ressaltou a importância das ligações, orações, caravanas e apoio em situações de necessidade, como limpeza de casas e mobília.

 

O Conselho Geral discutiu ajustes importantes, incluindo a relevância da Educação Cristã como um “ativo importantíssimo” e as atualizações no Dashboard CBB apresentadas por Juarez Solino e Alexandre Peixoto, colaboradores da JMN e JMM, respectivamente. A Convicção Editora distribuiu um kit com livros e literaturas relevantes para os participantes, como forma de divulgação do trabalho.

 

O pastor Sócrates Oliveira de Souza apresentou seu primeiro relatório como chanceler, ressaltando a consistência dos temas das assembleias e a recepção calorosa em todos os campos visitados, bem como a necessidade em alguns estados.

 

O pastor Paschoal Piragine Junior também informou que Elana Ramiro, atual diretora-executiva da Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil (OECBB), vai assumir a coordenação da Educação Cristã da CBB e da Convicção Editora. Na sequência, pastor Heber Aleixo, que está como diretor interino da Convicção Editora, destacou os encontros online para ouvir a necessidade de redatores e professores que utilizam o material da editora em suas Igrejas.

 

Para falar sobre a 104ª Assembleia da CBB, pastor Marcos Monteiro, presidente da Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará, falou sobre as expectativas para o evento, prevendo 2.500 inscritos e 3.500 participantes, abordando patrocínios, stands e mobilização.

 

Outro momento novo na reunião do Conselho foi o Panorama CBB, que foi apresentado através do pastor Diogo Carvalho, gerente de Desenvolvimento da Junta de Missões Nacionais, fornecendo um retrato abrangente das demandas atuais das Igrejas Batistas brasileiras, com informações como: quantos somos, perfil dos pastores, relevância denominacional, entre outros tópicos.

 

O trabalho da Juventude Batista Brasileira (JBB) foi apresentado por Jéssica Martins, coordenadora da organização, que através de um vídeo apresentou diversas atividades realizadas, como o Pés no Arado, Re-vitalize, capacitações de liderança, Mês da Juventude, Dia Nacional de Oração Pela juventude, entre outras atividades.

 

A Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET) também apresentou o seu relatório. Em parceria com as juntas missionárias, organizou um Congresso Missiológico com mais de 1.500 inscritos. Além disso destacou sua Assembleia na Semana Batista, o Manual da ABIBET, caravana de pastores para o barco O Missionário, visitas in loco para fins de filiação e o planejamento para inclusão de mais três instituições em sua assembleia. A instituição foi representada pelo pastor Geremias Bento, presidente, e pastor Anderson Cavalcanti, diretor-executivo.

 

A Associação dos Diáconos Batistas do Brasil (ADBB), com Eduardo Pires, seu presidente, destacou a eleição da nova Diretoria e desafios regionais, incluindo a organização de associações no Piauí, Ceará e Roraima.

 

Samuel Barros, presidente da AMBB, apresentou os desafios da organização e o potencial de união através da música Batista. Foi realizada uma enquete com mais de 600 respostas e iniciadas gravações de hinos para abastecer as Igrejas. Além disso, cursos gratuitos estão sendo oferecidos para apoiar as congregações. “Acreditamos que a música Batista pode nos unir”, disse o presidente, que também informou a respeito da revisão de documentos na área de culto e o Encontro da AMBB, realizado recentemente em São Paulo.

 

Jean Silveira, diretor-executivo da Associação Nacional de Escolas Batistas (ANEB), relatou o crescente envolvimento da organização, destacando novas parcerias, a sua Assembleia em Foz do Iguaçu - PR, durante a Semana Batista, e a estabilidade financeira alcançada. Reuniões e eventos, como o Encontro da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), têm contribuído para o fortalecimento da presença da ANEB.

 

No último dia de plenárias do Conselho Geral, dia 29/08, tivemos uma “Manhã missionária”, como definiu Elvira Rangel, 3° vice-presidente da CBB, que dirigiu esta sessão matinal, que também teve a participação da AMBB, que, atenta a temática, conduziu os conselheiros com as canções “Até que Ele venha” e “Tua voz escuto a convocar-me”.

 

A palavra devocional foi ministrada por Fabíola Molulo, que há anos atua na JMN, e falou sobre o tema “Vivendo o melhor de Deus no cumprimento da missão”. A preletora começou relembrando projetos nos quais participou, como a Tenda da Esperança, Cristolândia, e mais recentemente a Vila Minha Pátria, compartilhando os desafios e alegrias deste trabalho transcultural, definido por ela como “fruto do coração missionário dos Batistas brasileiros”, ao falar dos batismos e discipulados realizados no local.

 

Num segundo momento, ao utilizar o texto de Josué 3.1-17, destacou que para experimentarmos o melhor de Deus, precisamos estar abertos a mudanças. E mais do que isso, é necessário estarmos interessados e comprometidos com a mudança.

 

Após a abertura, o primeiro relatório apresentado foi o da Junta de Missões Nacionais (JMN), através de seu diretor-executivo, pastor Fernando Brandão. Ele iniciou sua fala destacando a imagem dos Batistas brasileiros frente a organizações do governo e da denominação a nível mundial, por conta do trabalho com refugiados na Vila Minha Pátria. Na sequência, um vídeo-relatório foi exibido, com formaturas de radicais, Carreta Missionária, Muralha de Oração, Conferência Multiplique, 50 anos da Ação Jesus Transforma, Cristolândia, ações no Rio Grande do Sul, entre outras coisas. Além disso, pastor Fernando Brandão informou que a JMN vai adquirir a terceira carreta missionária.

 

A manhã missionária seguiu com o relatório da Junta de Missões Mundiais (JMM), representada pelo seu diretor-executivo, João Marcos Barreto Soares. Na abertura do relatório falou sobre Povos Não Alcançados e Povos Não Engajados e através de vídeo-relatório destacou novos campos abertos, ações do PEPE, DNA Missionário, parcerias com a UFMBB e JBB, Ações na Olimpíada e Paraolimpíada de Paris. O pastor também destacou a mudança da estrutura organizacional e o que a JMM chama de “Afinidades globais”, que vai atuar com os seguintes focos: cidades estratégicas, povos islâmicos, infâncias, países fechados ao Evangelho e Povos Não Alcançados. Neste momento, os conselheiros também oraram por jovens que participaram do projeto Radical e passarão por Paraguai, Colômbia e Espanha.

 

Após este momento missionário tivemos o relatório dos Seminários da Convenção Batista Brasileira (Seminário do Sul, Seminário do Norte e Seminário Equatorial), condensados em apenas um vídeo. A apresentação trouxe as ações realizadas pelas instituições no primeiro semestre e as prioridades para a segunda metade de 2024.

 

Na sequência de relatórios tivemos a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, representada pelo pastor Daniel Ventura, diretor-executivo, e pastor Adilson Santos, presidente da organização. A OPBB focou em apresentar as ações realizadas no Rio Grande do Sul para ajudar pastores afetados pelas enchentes e destacou os benefícios oferecidos aos pastores filiados.

 

“Deus está fazendo um grande movimento”, foi o que ressaltou Elana Ramiro, diretora-executiva da Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil, durante o relatório da Organização. Acompanhada por Luciene Freitas, presidente da OECBB, apresentou as ações da organização em 2024, como a Assembleia Anual em Foz do Iguaçu - PR; as 12 seções estaduais já existentes e outras que ainda estão em processo, o Programa de Formação Continuada, Blog da OECBB, eventos regionais, Pós em Educação Cristã em parceria com faculdades Batistas e o sucesso da primeira edição do projeto EBD para o Alto.

 

Um dos assuntos mais abordados nesta reunião do Conselho Geral da CBB foi a trágica enchente no Rio Grande do Sul. Muito emocionado, Egon Berg, diretor-executivo da Convenção Batista do Rio Grande do Sul (CBRS), falou dos desafios para ajudar o povo gaúcho na limpeza das casas, cidades, alimentação entre outras coisas. E que agora o momento é de reconstrução. Ele agradeceu também ao apoio dos Batistas brasileiros, que atuaram de várias maneiras na região.

 

Nesta reunião do Conselho Geral da CBB, também conhecemos a proposta temática para o próximo quinquênio (2026-2030), através do pastor Alípio Coutinho, relator da Comissão de Planejamento Estratégico e diretor-executivo da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP). O tema quinquenal é “Unidade”, com as seguintes variações: Somos um (2026); Somos um na excelência da cooperação (2027); Somos um na harmonia das gerações (2028); Somos um servindo a comunidade (2029); Somos um no cumprimento da Missão (2030). Ele destacou ainda que a Comissão trabalhou na análise SWOT e o foco maior deve ser a Comunicação e a Credibilidade denominacional.

 

A Comissão de Finanças, através do seu relator, pastor Ednan Dias, e Juarez Solino, que assessorou a equipe apresentou os resultados financeiros da CBB e suas organizações e as projeções até o fim de 2024.

 

Pela Comissão de Apoio às Igrejas, o pastor Samuel Lopes, que é relator e diretor-executivo da Convenção Batista de Mato Grosso (CBMT) informou que o grupo se debruçou na construção da análise SWOT, visando o Planejamento Estratégico da CBB.

 

Seguindo os relatórios das Comissões, a área de Educação Cristã foi representada por Amanda Quintella, que, em parceria com Marcia Kopanyshyn, coordenadora do Departamento de Educação Cristã da CBB, apresentou a parceria com a PIB de Curitiba - PR, numa plataforma para o compartilhamento de diversos cursos. A Comissão também solicitou que o último sábado de abril fique marcado como o Dia do Ensino Bíblico no calendário denominacional.

 

A última Comissão a prestar relatório foi na área de Missões e Ação Social. Através do pastor Antonio Valdemar Kukul Filho, diretor-executivo da Convenção Batista Paranaense (CBP), foi destacado que o foco deve ser o Crescimento de Igrejas e Assistência Social.

 

Para falar sobre a União Missionária de Homens Batistas do Brasil (UMHBB) Jairo Peixoto, coordenador nacional, também convidou Victor Cardoso, coordenador do Grupo de Ação Missionária (GAM), e pastor Fabiano Lessa, coordenador do Departamento Nacional de Embaixadores do Rei (DENAER). Durante o relatório, eles falaram sobre o fortalecimento do GAM, a Assembleia da UMHBB em Foz do Iguaçu, o Acampamento Nacional de Verão dos Embaixadores do Rei (ANVER-SS), o Munami 2024, que será realizado em outubro, eventos regionais e o Congresso Nacional de Homens Batistas, em janeiro de 2025, em Fortaleza - CE.

 

O último relatório desta reunião foi apresentado pela União Feminina Missionária Batista do Brasil (UFMBB), através da sua presidente, Cássia Cavalcanti, e pastor Alexandre Peixoto, diretor-executivo interino. Através de um vídeo, falaram a respeito das atividades realizadas pela MCM, Amigos de Missões, ajuda ao Rio Grande do Sul, 75 anos das Mensageiras do Rei no Brasil, Planejamento Estratégico e questões administrativas. A organização distribuiu aos conselheiros exemplares da edição para o último trimestre da Visão Missionária e apresentou o novo formato do Manancial, convocando a ajuda dos campos estaduais para que cada vez mais exemplares sejam comercializados.

 

No final da programação, pastor Héber Aleixo agradeceu a todos os conselheiros presentes e convidou toda a equipe do escritório da CBB para agradecer pelos serviços realizados neste período e orar em gratidão.

 

O encontro foi um momento significativo para o fortalecimento da colaboração entre as diversas partes da denominação, reafirmando o compromisso com a missão e a visão compartilhadas.

 

A próxima reunião acontecerá em novembro e será a última antes da 104ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira.

 

Estevão Júlio e Isabelle Godoy

Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira