Notícia

Celebração, batismos e posse fecham 115ª Assembleia da CBESP

Realizada no município de São Jose do Rio Preto, a 115ª Assembleia da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) congregou o povo Batista em reuniões e celebrações nos dias 10 a 13 de julho. O encontro teve representatividade de 40 das 44 associações regionais. Houve momentos inspirativos e deliberativos, como a posse oficial do diretor executivo, pastor Alípio Coutinho Jr., e da Diretoria CBESP (2024-2026).

 

O pastor Nelson Pacheco foi eleito para a presidência da CBESP. Respectivamente, os vice-presidentes são os pastores Adilson Santos, Genivaldo Andrade e Marcelo Longo. Os mensageiros elegeram na mesma sexta, 12 de julho, os pastores Carlos Magalhães, Gilberto Reis, Adalberto Fagundes, e Waner Lenke para as funções de 1º, 2º, 3º e 4º secretários. Esse grupo é responsável pela gestão administrativa da CBESP.

 

115ª Assembleia CBESP aconteceu na PIB São José do Rio Preto

 

Na quarta-feira, 10, foram realizadas as assembleias da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil - Seção São Paulo (OPBB-SP) e da União das Esposas de Pastores Batistas do Estado de São Paulo (UEPBESP) nos períodos da manhã e tarde - antes da abertura solene, que aconteceu à noite.

 

A seção São Paulo da Ordem dos Pastores Batistas do Estado de São Paulo (OPBB-SP) tem como seu presidente Sergio Moreira. Os vice-presidentes são Genivaldo Andrade, Marcelo Longo, Junior Moura. Os secretários são Marcos Jesus, Edmilson Lara e Anderson Barros. As esposas (UEPBESP) escolheram Mércia Longo (presidente), Rosemeire Rosa (1ª vice), Rita Odwyer Andrade (2ª vice), Valéria Moura (1ª secretária), Débora Lins e Silva (2ª secretária), Emanuele Costa (1ª tesoureira) e Rute Paiva (2ª secretária). Essa programação inicial aconteceu toda na Primeira Igreja Batista em São José do Rio Preto.

 

No sábado, a liderança da União Feminina Missionária Batista do Estado de São Paulo (UFMBESP) ficou com Alexandra Barros, Débora Lins, Antonia Tang, e Ruth Cruz, como presidente, 1ª, 2ª e 3ª vices, respectivamente. A Secretaria ficou com Vanessa Nascimento (1ª), Emanuele Costa (2ª), Luci Domeni (3ª), e Erica Rocha (4ª).

 

A União Missionária Masculina Batista do Estado de São Paulo (UMMBESP) será liderada pela presidência de Ademar Barros. O 1º vice é Cilas Alves, e o 2º vice Jurandir Rodrigues de Barros. Milton Ávila é o 1º secretário, e Gilson Santos Ferreira da Cruz é o 2º secretário. O encontro foi realizado na PIB Rio Norte.

 

Os diáconos da Ordem dos Diáconos e Diaconisas Batistas do Estado de São Paulo (ODBESP) elegeram para presidente José Roncalle Silva. Os cargos de 1º e 2º vices ficaram, respectivamente, com Gilson Vieira e William Téo. O 1º secretário é Cilas Alves, o 2º é José Alencar da Silva, e a Tesouraria ficou com Jurandir Rodrigues de Barros (1º) e Ana Angélica (2ª).

 

Para o biênio da Juventude Batista do Estado de São Paulo (JUBESP), a juventude Batista elegeu Samuel Gonçalves como seu presidente. Bruno Henrique e Eduardo Melo foram eleitos como 1º e 2º vice-presidentes. E a composição ficou fechada com Bruno Tadeu, na 1ª Secretaria, e Kaio Dantas, na 2ª Secretaria. Os músicos da Associação de Músicos Batistas do Estado de São Paulo (AMBESP) não tiveram eleição na ocasião.

 

A abertura aconteceu na noite de quarta, 10, e contou com a presença de autoridades locais. A preleção foi do pastor Roberto Amorim. O orador oficial é titular da Igreja Batista do Farol, em Alagoas. A mensagem abordou o tema principal do evento (“Vivamos o verdadeiro amor”).

 

Pastor Amorim também participou do RADAR CBESP, lançado nessa edição da assembleia com nome a partir do acrônimo de “Refletir, Aprender, Dialogar, Agir e Renovar”. Ele ainda foi o preletor no encontro de sábado da OPBB-SP. Outro momento do RADAR CBESP foi com Danilo Leite, head da empresa Stone. Membro da Igreja Batista do Morumbi, o gestor corporativo vem contribuindo voluntariamente para melhorias em processos e procedimentos institucionais da CBESP. Ele falou sobre orientações para planejamentos pessoais e ministeriais. Também participou do RADAR CBESP levando a provocação sob o tema “Bandido bom é bandido morto?”, o missionário da CBESP Tatu Matias. Os conteúdos serão disponibilizados em breve no canal da CBESP no YouTube.

 

Na quinta-feira, manhã e tarde receberam sessões deliberativas. O dia terminou com a tradicional Noite de Missões CBESP. A celebração contou com testemunhos de missionários CBESP e de alguns dos voluntários que participaram das viagens humanitárias da ação CBESP Solidária: socorro para o Rio Grande do Sul.

 

Na sexta, a mensagem da ocasião foi do pastor Marcelo Santos, orador substituto. Houve momento denominacional, com presença de representantes das juntas de Missões Nacionais e Mundiais. Os parceiros expositores no encontro convencional também se apresentaram ao público presente e os que acompanhavam pela transmissão no canal da CBESP no YouTube.

 

Já o encerramento no sábado, 13, teve coro e orquestra formado por mensageiros e também por ministros da associação de músicos (AMBESP). A celebração da unidade teve 20 batismos, expressões de gratidão à Igreja local e à associação regional que receberam o povo Batista, reflexão bíblica conduzida pelo pastor André Barbosa. Aconteceu ainda a posse dos eleitos. Veja esses momentos na playlist da 115ª Assembleia CBESP no YouTube. 

 

Chico Junior

jornalista da Convenção Batista do Estado de São Paulo