Notícia

Acampamento da Juventude Batista Alagoana reúne participantes de todo o estado

Na última semana de março de 2024, de 28 a 31, a Juventude Batista Alagoana (Jubal) promoveu o “Acamp Jubal”, com o apoio da Convenção Batista Alagoana (CBAL), um acampamento que reúne jovens Batistas de todo o estado. A programação ocorreu no Acampamento Batista Alagoano - Pr. Boyd O’Neal, situado em Paripueira - AL, e reuniu 157 jovens de todas as regiões do estado (capital, sertão, agreste, litoral sul e norte). A celebração foi criada para louvar o nome do Senhor, por meio da força e alegria da juventude, estreitando laços entre as Igrejas e Jubas.

 

Sob a direção do líder da Jubal, João Pedro Encarnação, diretoria e equipe, o tema desta edição do acampamento foi “Santidade: uma vida que reflete o caráter de Deus”, com a divisa localizada em I Pedro capítulo 1, versículos 15 e 16. As reflexões bíblicas foram conduzidas pelos preletores: pastor Ricardo Benevenuto, ministro de Juventude da Primeira Igreja Batista em Vitória, no Espírito Santo, e Jessica Martins, coordenadora da Juventude Batista Brasileira (JBB).

 

As atividades foram planejadas de acordo com o tema e incluíram cultos matinais e noturnos, momentos de louvor ministrados pela banda da Jubal, Papo de Líder, gincana, cantinho de oração e Pequenos Grupos (PGs). Como produtos, foram oferecidos materiais da lojinha Jubal, como botons e copos para recordação, e da JBB, com a camisa oficial da organização, além de uma cantina com deliciosos lanches. O evento contou com uma equipe de saúde para prestar atendimento de primeiros socorros.

 

As Pessoas Com Deficiência (PCD) presentes também receberam apoio da equipe de Acessibilidade, para locomoção e suporte necessários. No culto de sábado (30), alguns jovens foram escolhidos para vivenciar uma experiência única, participando de todo o culto com elementos que os fizessem sentir as dificuldades enfrentadas por ums PCD durante os momentos de adoração. Alguns ficaram vendados, como deficientes visuais, outros tiveram um dos braços presos em uma faixa, para simular a falta de algum membro do corpo, e em determinado momento, o louvor foi conduzido apenas com gestos e movimentos, sem som, para que todos pudessem compreender como se sentem os deficientes auditivos ou surdos, dependendo do grau de perda auditiva, ao participar de um culto sem a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Após os jovens compartilharem suas percepções e dificuldades enfrentadas, a líder da JBB, Jessica Martins, trouxe uma palavra de incentivo para que eles se mobilizem e introduzam a acessibilidade em suas igrejas.

 

Os acampantes também tiveram a oportunidade de prestigiar um momento de adoração conduzido pelos integrantes do Projeto Cristolândia em Alagoas, promovido pela Junta de Missões Nacionais (JMN), com o propósito de resgatar usuários de drogas e pessoas em situação de rua, apresentando-lhes o evangelho de Cristo. Na mesma noite, ocorreu a festa temática anual da Jubal, com momentos de diversão e comunhão entre os acampantes.

 

Encerrando as atividades, no domingo (31), foi realizado o simbólico momento da Ceia do Senhor ao amanhecer. Na praia, os acampantes celebraram a ressurreição do Salvador Jesus Cristo. Com o pão e o vinho, o momento de gratidão foi conduzido pelo pastor Ricardo Benevenuto, que relembrou a importância do sacrifício de Jesus na cruz. Após a cerimônia, os jovens foram dispensados e o acampamento encerrado, com o convite à santificação diária, para refletir o caráter de Deus.

 

Débora Alexandre da Silva Cândido

membro da Igreja Batista de Bebedouro, em Maceió - AL;