Convenção Batista do Estado de São Paulo chega à 113ª Assembleia
A Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) realizou sua 113ª Assembleia de 06 a 09 de julho, na Igreja Batista Boas Novas, em Vila Zelina-SP.
Primeiro dia de atividades da 113ª Assembleia da CBESP, a sessão solene da noite de 6/7 encerrou a etapa inicial da programação. A mensagem do orador oficial abordou o tema principal do evento. A solenidade contou ainda com a presença de autoridades e lideranças.
“Deus deseja que sejamos a comunidade dos misericordiosos, que se identifica com a miséria do outro, cujo coração se aperta quando vê desigualdade, injustiça, mortes desnecessárias”, disse pastor Daniel durante a preleção da noite.
A parte musical teve a participação da equipe de louvor da Igreja Batista Boas Novas, que recebe novamente a Assembleia CBESP. Titular da Igreja local, o pastor Vagner Vaelatti deu uma palavra de saudação e acolhida aos mensageiros, aos líderes e às autoridades presentes.
No segundo dia, a manhã contou com a primeira sequência de palestras do Congresso INTER, que integra a 113ª Assembleia CBESP. As duas partes vão abordar as diferenças geracionais diante do mesmo intuito de servir ao Senhor Jesus, a colaboração para a edificação da Igreja e a cooperação para a expansão do Evangelho.
Em clima de celebração de todo o povo Batista representado por mensageiros e mensageiras das Igrejas presentes, a Noite de Missões Estaduais louvou a Deus pela sua obra realizada em São Paulo e clamou também para que a luz de Cristo Jesus chegue a todas as famílias, casas e cidades paulistas.
O louvor ministrado pela equipe da Igreja Batista da Borda do Campo (IBBC) motivou participantes com as canções, em particular com a música “Brilha a Luz”, tema da campanha missionária de 2022 “Luz para São Paulo”.
Os momentos da celebração tiveram a condução da gerente de Missões Estaduais CBESP, Harumi Kakugawa. Houve ainda testemunhos sobre alguns campos, com Marcelo Fedoruk e Luis Carlos, e mensagem principal acerca do tema da campanha foi pregada pelo pastor Adilson Santos, diretor executivo da CBESP.
Houve intercessão pelos missionários que atuam no estado paulista e também o comissionamento do pastor Cleverson Bigarani e de sua esposa, Dani. O casal fará missões na Itália. A viagem deles está marcada para próximos dias.
Mais cedo, a agenda do segundo dia trouxe louvor conduzido pelo músico Josimar Bianchi e as primeiras quatro palestras do Congresso INTER.
Presidente da CBB, o pastor Hilquias Paim abriu a manhã de preleções. Ele abordou o tema “Ações de integração para se evitar o êxodo da juventude”, e foi seguido pelo pastor José Maria de Souza, presidente nacional da OPBB. A mensagem teve como foco os líderes (“Pastores que interagem com as várias gerações na Igreja”).
A outra dupla de palestrantes foi composta pelo pastor Nelson de Andrade Pacheco, primeiro vice-presidente da CBESP, e pelo pastor Daniel Ventura, diretor executivo nacional da OPBB. Eles pregaram sobre a “membresia interligada através de famílias saudáveis” e sobre a “comunicação eficaz com a juventude num mundo virtual”, respectivamente.
Já o período da tarde marcou a 3ª sessão da assembleia e trouxe a parte a apresentação dos relatórios, começando pelo do Conselho Geral e passando para os das organizações estaduais ligadas à CBESP.
Aconteceu na celebração de sábado (9/7) a posse da Diretoria 2022-2024 da Convenção CBESP e das organizações. A solenidade deu também encerramento às atividades da 113ª Assembleia CBESP.
O culto solene teve a cantata “Deus em nós”, apresentada pelos musicistas da dos Músicos Ambesp. A mensagem da noite foi pregada pelo pastor Emanuel Uchôa, titular da Primeira Igreja Batista de Mauá-SP. Pouco antes, houve as reuniões específicas das organizações batistas. Todos elegeram suas lideranças nesses encontros, exceto os pastores.
Composições das lideranças
Para o biênio, a CBESP terá como presidente o pastor Joelito Santos. A primeira, a segunda e a terceira vice- -presidências ficam, respectivamente, a cargo do pastor Alípio Coutinho Júnior, do pastor Elias Soares e de Maristela Massacesi. Foram eleitos ainda o pastor Anderson Barros (primeiro secretário), Rita Odwyer Andrade (segunda secretária), Jane Célia Rodrigues (terceura secretária) e o pastor Israel Moreira (quarto secretário). A eleição desses líderes pelos mensageiros ocorreu na sexta-feira (8).
Sexta geracional
A primeira mensagem foi do pastor Irland Pereira de Azevedo, presidente emérito da CBESP. Ele falou acerca da relação de harmonia intergeração entre sogras, sogros, noras, genros, cunhados. “A mulher cristã e a harmonização entre gerações” foi o tema desenvolvido pela Alexandra Barros.
Psicólogo, o pastor Abner Morillas tratou da prevenção de doenças emocionais nos adolescentes. O assunto “Interligando e integrando a nova geração de pastores” encerrou à tarde o congresso com a exposição do pastor Ákilla Nascimento, gerente administrativo da CBESP.
A programação seguinte foi a Noite da Juventude, que contou com apresentação musical de Alexandre Magnani e preleção do pastor Raphael Abdalla, titular da Primeira Igreja Batista em Guarapari-ES e terceiro vice-presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB).
Chico Junior - jornalista da Convenção Batista do Estado de São Paulo