Notícia

Convenção Batista Baiana realiza sua 97ª Assembleia e elege nova Diretoria

Após um intervalo de dois anos, em virtude da pandemia da COVID-19, a Convenção Batista Baiana (CBBA) realizou a sua 97ª Assembleia, entre os dias 28 e 30 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães-BA, localizado no oeste da Bahia.

A reunião convencional foi antecedida pelos encontros dos órgãos da Convenção Baiana: Associação dos Diáconos Batistas do Campo Baiano (ADBCB), Associação dos Educadores Cristãos Batistas da Bahia (AECBBA), Associação dos Músicos Batistas da Bahia (Amubab), Juventude Batista Baiana (Jubab), Ordem dos Pastores Batistas do Brasil - Seção Bahia (OPBB-BA), União Feminina Missionária Batista da Bahia (UFMBBa) e União Missionária de Homens Batistas da Bahia (UMHBBA), além da Associação das Esposas de Pastores Batistas da Bahia (AEPBBA). Os grupos se reuniram, entre os turnos da manhã e tarde de 28 de junho, na Primeira Igreja Batista em Luís Eduardo Magalhães ou no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. Alguns desses órgãos elegeram suas novas diretorias para o biênio 2022-2024: AECBBA, AEPBBA, OPBB-BA, UFMBBa e UMHBBA.

Ao todo, foram 353 inscritos, mas esse número chegou a mais de 900 pessoas nas celebrações noturnas. Todas as 20 Associações regionais da Convenção Batista Baiana estavam representadas no evento.

A abertura da 97ª Assembleia ocorreu na noite de 28 de junho, no Sindicato dos Produtores Rurais. Houve momento cívico e participação de autoridades civis e militares, como o prefeito do município de Luís Eduardo Magalhães, sr. Ondumar Ferreira Borges Junior (Junior Marabá). A participação musical foi do cantor Nani Azevedo e o orador oficial da noite foi o pastor Abraão da Silva, da Igreja Batista Metropolitana em Salvador.

Dez novas Igrejas foram recebidas no rol cooperativo da CBBA: 1. Igreja Batista Central em Uauá; 2. Igreja Batista Fonte da Vida - Jacobina; 3. Igreja Batista Nova Jerusalém - Araci; 4. Igreja Batista Nova Vida - Salvador; 5. Igreja Batista Salvador Sal e Luz - Salvador; 6. Igreja Batista em Tubarão - Salvador; 7. Primeira Igreja Batista em Inhambupe; 8. Primeira Igreja Batista em Maxixe - Miguel Calmon; 9. Primeira Igreja Batista em Novo Paraíso - Conceição de Almeida e 10. Primeira Igreja Batista em Rio do Meio - Itororó.

As manhãs de 29 e 30 de junho contaram com a mensagem da missionária Edmeia Williams, do projeto Casa de Maria e Marta no Rio de Janeiro-RJ. O final da manhã e o período da tarde nesses dois dias foram dedicados às reuniões deliberativas, momento de apresentação de relatórios e prestação de contas, além de eleição para os cargos da Diretoria da Convenção para o biênio 2022-2024.

O lançamento oficial da Campanha de Missões Estaduais 2022 ocorreu na noite de 29 de junho. “Jesus: o Caminho, a Verdade e a Vida” é o tema da Campanha, com divisa em João 14.6. O orador das noites de 29 e 30 de junho foi o pastor Tércio Ribeiro, da Primeira Igreja Batista de Maceió-AL.

Momento emocionante da manhã de 30 de junho, durante a 97ª Assembleia da CBBA: homenagens em vida (pastor Arlindo Souza, pastor Flordenízio Sampaio, Maria Assis e pastor Milton Rocha) e homenagens póstumas (pastor Jess Carlos Monteiro, pastor Marcílio de Andrade e pastor Paulino Peixoto).

A noite de encerramento da 97ª Assembleia, em 30 de junho, foi marcada pela apresentação das crianças participantes do Congresso Infantojuvenil (realizado nos turnos da manhã e tarde nos dias de assembleia) e da posse da nova Diretoria da Convenção Batista Baiana: presidente: pastor Erivaldo Barros de Oliveira; primeiro vice-presidente: pastor Riedson Alves de Oliveira Filho; segundo vice-presidente: pastor Carlos Cesar Januário; terceiro vice-presidente: pastor João Pinheiro dos Santos Junior; primeira secretária: Margareth Gerbase Gramacho Fadigas; segundo secretário: pastor Neilton Ferreira Ramos e terceiro secretário: pastor Bruno Souza Bezerra Loureiro.

A 98ª Assembleia da Convenção Batista Baiana será de 30 de junho a 02 de julho, na Igreja Batista Metropolitana em Salvador.

Lidiane Ferreira - jornalista, gerente de Comunicação e Marketing da Convenção Batista Baiana