Notícia

CBM promove o “Espontânea Idade”, primeiro congresso para líderes de crianças

“Minha pequena luz, vou deixar brilhar…” Você conhece essa música? Ela não faz parte do nosso repertório. Ela é repertório de uma outra turma… A turma das crianças! E não tinha jeito melhor de começar a falar delas sem dizer que pequenas luzes podem fazer uma grande diferença!

Foi acreditando nessa verdade que nos dias 01 a 03 de julho, a Convenção Batista Mineira (CBM) realizou a primeira edição do Congresso Espontânea Idade: um congresso dedicado à preparação, instrumentalização e encorajamento de líderes de crianças do nosso estado. Estiveram ali aproximadamente 200 pessoas, vindas de diferentes partes do nosso estado com um só objetivo: glorificar a Deus através do ministério com crianças.

A Primeira Igreja Batista de Acesita foi a parceira que, além de sediar o congresso, nos recebendo com carinho e dedicação, preparou também surpresas para os congressistas que já chegavam em clima de alegria, seja pulando amarelinha ou brincando de jogo da memória. É que um congresso para falar sobre crianças, não tinha como deixar de fora esse mundo lúdico e fascinante dos nossos pequenos. Flávia Lopes, a Flavinha, líder do Ministério Colméia, da PIBA, e também parceira do Ministério com Crianças CBM, participou conosco de toda elaboração desse congresso e tem sido um dos instrumentos usados por Deus nesse tempo.

Com cores por todas as partes, fomos ricamente abençoados através de nossos preletores. Os participantes se dividiram em cinco oficinas ofertadas visando o trabalho prático do ministério. Jaqueline de Hora, missionária da Junta de Missões Nacionais (JMN) e preletora oficial do nosso congresso, com maestria nos falou sobre sermos chamados a Iluminar, Acolher e Discipular. Contamos também com a participação para lá de especial do Tio Uli, apresentador e pastor de crianças há mais de 30 anos, que além de ministrar sobre evangelização de crianças para os líderes, com seus bonecos deslumbrou crianças e pais no Culto da Família e pregou o Evangelho na noite de sábado. Muitas crianças tomaram ali a principal decisão de suas vidas.

Em tempos onde o ataque feito direta e indiretamente aos princípios e valores contidos na Palavra tem avançado, Deus tem levantado pessoas que se posicionam com criatividade, conhecimento e graça para ministrar na vida dos pequeninos. Como “cata-ventos”, coloridos e encantadores, líderes de ministério com crianças foram desafiados nesses dias a se moverem pelo poder de Deus para fazerem a diferença na vida das crianças de nosso estado.

Ao final desses dias, nós, da equipe Convenção Batista Mineira, podemos dizer como o salmista: “E a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de júbilo… Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres” (Salmo 126). Que brilhem as pequenas luzes! Que girem os grandes “cata-ventos”! Que o nome de Jesus seja proclamado às crianças, porque, afinal de contas, delas é o Reino dos Céus.

Andréa Guimarães - Gerência de Crescimento Cristão da Convenção Batista Mineira