Notícia

Esperança Rio leva mensagem de amor e fé a milhares de pessoas em Copacabana

Mais de 68 mil pessoas estiveram na Praia de Copacabana-RJ para participar do Esperança Rio, projeto da Associação Evangelística Billy Graham, no dia 11 de junho. Celebração teve a participação musical de Dunamis Music, Theo Rúbia, o rapper americano KB, Aline Barros e Fernandinho. A mensagem da Palavra de Deus foi transmitida por Franklin Graham, filho do pastor Billy Graham, considerado o maior evangelista do século XX. Mesmo com a chuva em alguns momentos, a programação foi realizada.

“A Bíblia diz que o valor da alma humana vale mais do que o mundo inteiro. Digamos que você é dono de todos os imóveis da Praia de Copacabana, você é dono dos hotéis, dos apartamentos de luxo, dos belos restaurantes. Digamos que tudo isso fosse seu - sua alma vale muito mais do que tudo isso - você tem mais valor.”, compartilhou Franklin Graham, com a multidão. “Para qualquer um que se converte de seus pecados e coloca sua fé e confiança no Filho de Deus Jesus Cristo, saiba disso - Deus perdoou seus pecados! Como diz a Bíblia, Ele os lançou nas profundezas do mar”.

A preparação do Esperança Rio durou cerca de três anos e 4000 Igrejas de diferentes denominações se mobilizaram na ação. Esta foi a quinta pregação de Franklin no Brasil. Ele já compartilhou a Palavra de Deus em Londrina (1991), Recife (2001), Belo Horizonte (2010) e Fortaleza (2015).

 

Coletiva de Imprensa

Dois dias antes, no dia 09 de junho, o jornalista Estevão Júlio e o estagiário João Luiz, do Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira (CBB) participaram de uma entrevista coletiva com Franklin Graham, no hotel Hilton Copacabana, que também teve a participação de jornalistas por videoconferência. A coletiva foi mediada pelo pastor Davidson Freitas, diretor-executivo do Esperança Rio.

Chris Swanson, vice-presidente de vice-presidente de Iniciativas Hispânicas da Associação Evangelística Billy Graham, falou da cooperação e mobilização das 4000 Igrejas parceiras do evento em todo o período de preparação, que teve treinamentos de evangelismo e os trabalhos com crianças (Fest Kids), jovens (Geração Esperança) e mulheres (Mulheres de Esperança). “Durante os últimos quase 3 anos estivemos mobilizando e treinando todo o povo de Deus no Rio de Janeiro e seus arredores para a nossa missão de comunicar esperança no nome de Jesus. Provimos oportunidades para cada crente, a fim de que possam se sentir mais preparados em compartilhar sua fé. Envolvemos mais de 4 mil Igrejas. Isso traz unidade, porque estamos juntos como Igreja na mesma missão”, disse.

Franklin Graham em um dos momentos da entrevista, disse que a mensagem de Jesus é a única esperança. Indagado sobre as dificuldades em que o mundo enfrenta, o evangelista lembrou as palavras de Jesus em João 16.33, a catástrofe da pandemia, lembrou que a pregação do Evangelho é capaz de render almas para Jesus e completou dizendo que o Rio de Janeiro é um lugar de salvação.

Perguntado sobre o desafio de pregar, Graham destacou a característica do pecado. “Deus ama o Brasil, Ele ama cada pessoa. E Ele enviou o seu Filho amado, Jesus Cristo, para remover os nossos pecados. Jesus não veio para nos condenar, mas para salvar. A Bíblia nos diz que Deus amou de tal maneira o mundo que deu o seu único filho para que quem nele crê não morra, mas tenha a vida eterna. E é esta mensagem que eu venho para pregar”.


Um dos assuntos da coletiva foi a última vez que seu pai pregou no Rio de Janeiro, em 1974. “Eu tenho uma foto em meu escritório em Charlotte, na Carolina do Norte, com o meu pai pregando no estádio do Maracanã. Era uma multidão. Naquela época havia uma pista (geral) ao redor do estádio. E quando o meu pai convidou as pessoas a entregarem suas vidas a Jesus, elas não tinham como atravessar aquela pista com um fosso que a separava do gramado. E nos seus lugares, milhares de pessoas ergueram suas mãos sinalizando que haviam aceitado a Jesus”.

Ele também falou sobre a ação do Espírito Santo em nossas vidas. “Eu creio que quando uma pessoa confessa o seu pecado e convida Jesus para a sua vida e o seu coração, dali em diante o Espírito Santo de Deus vai para a vida daquela pessoa”, respondeu.

Os Batistas e o Esperança Rio

Pastor Davidson Freitas, diretor-executivo do projeto, é pastor da Primeira Igreja Batista em Heliópolis, em Belford Roxo-RJ, e já atuou à frente do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB) e da Ordem de Pastores Batistas do Brasil (OPBB). Maura Rute, uma das lideranças do Mulheres de Esperança, é membro da Primeira Igreja Batista em Madureira- -RJ e colabora frequentemente com a União Feminina Missionária Batista do Brasil (UFMBB). Um dia antes do evento na Praia de Copacabana, o pastor Sócrates Oliveira de Souza, diretor-executivo da CBB, participou de um encontro de pastores e líderes com Franklin Graham.

Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira
Fotos: Billy Graham Evangelistic Association


 
 

Fotos