Notícia

ABIBET realiza VIII Congresso de Reflexão Teológica

A Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET) realizou, de 15 a 17 de novembro de 2017, o VIII Congresso de Reflexão Teológica, explorando a temática das Cinco Solas da Reforma Protestante. O Congresso aconteceu na cidade de Ijuí - RS e recebeu a participação de representantes institucionais de todo o país e de toda a sua diretoria. O objetivo do evento é promover a reflexão teoló- gica, integrar as instituições filiadas e alinhar a Educação Teológica Batista no Brasil.

A temática das Cinco Solas da Reforma foi trabalhada pelos professores: doutor Jaziel Guerreiro Martins (FABAPAR), doutorando Josemar Valdir Modes (Faculdade Batista Pioneira) e doutor José Carlos Costa (FATEBE), que destacaram que a comunidade cristã precisa entender que o movimento de reforma é dinâmico e, portanto, sua ação é contínua no tempo e no espaço.

A Faculdade Batista Pioneira foi a hospedeira do evento e seus alunos e professores tiveram uma participação efetiva, auxiliando em toda a logística, junto ao seu diretor, doutor Claiton André Kunz. A Faculdade Batista Pioneira celebrou neste ano seus 50 anos de existência.

O convite para a realização do Congresso da ABIBET fez parte das celebrações do cinquentenário da instituição. 

Na Assembleia realizada durante o evento, algumas deliberações foram tomadas, como: aceitação de novas instituições, como o Seminário Bíblico Batista do Brooklin - SP, e a desvinculação de outras por não estarem de acordo com os requisitos necessários da ABIBET. 

Uma comissão de estudo para Reforma do Estatuto da Associação apresentou o texto de reforma e, após debates e deliberações, ficou aprovado um novo estatuto da ABIBET. Decidiu-se também que o encontro de 2018 será na cidade de Aracaju - SE, por ocasião da celebração dos 30 anos de existência do Seminário local.


Por: Anazilda Santos Cruz, professora, 2ª secretária da ABIBET


 
 

Fotos