Notícia

Seja colaborador de O Jornal Batista

O Jornal Batista (OJB), órgão oficial da Convenção Batista Brasileira (CBB), existe desde 1901, e durante todo esse tempo conta o que os Batistas têm realizado no Brasil e no mundo. São aniversários de Igrejas, ordenação de pastores, trabalhos missionários e muito mais.
Talvez você não saiba, mas também pode ser colaborador de O Jornal Batista. Todos os que são membros de Igrejas Batistas vinculadas à CBB podem enviar textos de reflexão, opinião ou notícias sobre sua Igreja ou Organização que faz parte.

Na seção de reflexão, os textos tratam dos mais variados assuntos, como família, Igreja, missões, até assuntos do cotidiano, como política e economia, por exemplo. Também se enquadra nesta parte textos alusivos a datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia das Crianças, entre outros.

Diversos pastores e irmãos colaboram com O Jornal Batista nessa área, entre eles, Edson Landi, pastor da Igreja Batista no Jardim Guanabara, em Campinas - SP. Segundo ele, as colaborações para o periódico tem fortalecido a sua vida espiritual. “Tem me ajudado muito na minha caminhada com Cristo”, diz o pastor.

A decisão de enviar suas contribuições para a redação de O Jornal Batista vieram após um período apenas como leitor. “Depois de muito tempo sendo um leitor, senti no coração o desejo em ser um colaborador, enviando para o Jornal aquilo que entendo ser relevante e que possa abençoar os meus irmãos em cada canto desse país. Assim, passei a enviar os meus escritos e, para a honra e glória do nosso Deus, os mesmos foram (e ainda estão sendo) publicados”, completa o colaborador.

Com um tom mais opinativo, a seção Ponto de Vista abre espaço para aqueles que querem expressar suas opiniões sobre determinado assunto, seja ele de cunho eclesiástico ou não. Nessa parte, também temos as colunas Fé para Hoje e Observatório Batista, dos pastores Oswaldo Jacob e Lourenço Stellio Rega, respectivamente.
Já em Notícias do Brasil Batista, publicamos o que tem acontecido ao redor do Brasil. Não precisa ser jornalista ou pastor para escrever, basta seguir as orientações dadas pela redação de OJB, através do e-mail que consta no expediente do Jornal. Paloma Furtado, secretária de redação de OJB, é quem edita os textos que são publicados semanalmente no Jornal. Segundo a jornalista, um texto para ser publicado precisa ter as seguintes características:

Em primeiro lugar, não fugir das Escrituras, é preciso que o texto esteja pautado no que diz a Palavra de Deus, assim como, que esteja dentro da visão dos Batistas e de sua doutrina”, diz a jornalista.

De acordo com ela, um segundo aspecto muito importante é a clareza nas palavras e frases. “Muitas vezes, escrevemos como falamos, mas a linguagem escrita tem as suas peculiaridades e a gramática precisa ser respeitada. O ideal é que cada leitor, seja uma criança ou um idoso, consiga ler e entender a ideia que o autor quis passar. Na vontade de explicar detalhadamente, às vezes, o autor torna-se repetitivo”.
E ela dá a última dica: “A melhor forma de escrever um bom texto é colocar-se no papel de leitor, ler e reler o texto diversas vezes e, claro, não deixar de lado o nosso querido amigo dicionário, inclusive, de sinônimos, para nos ajudar a elaborar um texto rico em vocabulário e conteúdo”, finaliza.

Além disso, o texto deve seguir o seguinte padrão:
Texto entre 1500 e 3500 caracteres (contando os espaços);
Créditos (nome, cargo e Igreja onde é membro) - somente membros das Igrejas Batistas filiadas à CBB;
Até quatro fotos (todas com legenda).
O conteúdo deverá ser enviado para decom@batistas.com ou editor@batistas.com.