Notícia

PIB em Pindamonhangaba - SP promove eventos sobre Libras e inclusão de surdos

A Primeira  Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba - SP (PIEB Pinda) tem desenvolvido diversas ações, com a visão de capacitar pessoas para a inclusão dos surdos e alcance dos mesmos pelo Evangelho.


Desde agosto de 2017, o Projeto “Mãos que Falam” está funcionando na Igreja, através da classe de ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), cujas aulas são lecionadas aos fins de semana pela professora e mestranda na área Viviane Galvão.


Na tarde do dia 28 de outubro de 2017 (sábado), aconteceu a “Formação de Líderes para o Trabalho com Surdos”, que contou com palestra ministrada pela professora Kátia Elaine do Carmo (pedagoga e psicopedagoga, professora de português/inglês, especializanda em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e missionária voluntária da Junta de Missões Nacionais [JMN]). Esta formação do dia 28 foi gratuita, teve a presença de diversos cristãos e possuía o objetivo de preparar líderes para desenvolver o trabalho com os surdos, inclusive, visando à plantação da Igreja em Libras.


Já no dia 11 de novembro (sábado), a PIEB Pinda sediou a “1ª Clínica de Capacitação para o Alcance de Surdos Através do Evangelho”. O evento serviu como um aprofundamento de conhecimentos em Libras, nas formas de inclusão dos surdos no ambiente eclesiástico e na propagação do Evangelho para aqueles que são impossibilitados de ouvirem sons de forma audível.


Mais adiante, provavelmente no início de 2018, ocorrerá outro evento, com duração de três dias, e que trará uma bagagem bem forte sobre o trabalho evangelístico com surdos.


Pastor Ésio Moreira, ministro titular da PIEB Pinda, tem apoiado as iniciativas de inclusão dos surdos e alcance dos mesmos pelo Evangelho e vê a Igreja Batista como um ambiente que deve acolher todos aqueles que necessitam de Jesus Cristo, esperando e agradecendo, antecipadamente, o envolvimento da comunidade e de um público considerável nestes eventos.


Elias Rivelle, jornalista, membro da Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba - SP


Matéria completa na edição 48, de 26/11/2017



 
 

Fotos