Notícia

Dia de O Jornal Batista

Hoje celebramos mais um aniversário de O Jornal Batista, fundado em 1901. O terceiro domingo de julho foi escolhido para agradecermos a Deus pela importância desta publicação, órgão oficial da Convenção Batista Brasileira desde 1909. Sem dúvidas, OJB foi importantíssimo para a consolidação do trabalho Batista no Brasil.

 

Um resumo da história de O Jornal Batista

Antes de OJB existir, Os Batistas brasileiros, no início do século XX, tinham duas tipografias para publicar panfletos e outras literaturas cristãs. Uma era sediada no Rio de Janeiro, na cidade de Campos, e publicava o jornal “As Boas Novas”. A outra ficava no nordeste, na Bahia, publicando o “Echos da Verdade”.

 

E foi em 1900 que missionários se reuniram e decidiram centralizar os trabalhos no Rio de Janeiro. Objetivo era servir a todos os Batistas brasileiros. O missionário William Edwin Entzminger foi selecionado para ser o diretor da editora e do jornal, pois já acumulava experiências no jornalismo. Também ficou decidido que “As Boas Novas” e “Echos da Verdade” se tornariam apenas um e assim nasceu O Jornal Batista, em 10 de janeiro de 1901.

 

A seguir algumas informações sobre OJB, que foram disponibilizadas em nossa reunião do Conselho Geral. Os dados são de 2020.

A equipe de O Jornal Batista é formada pelo pastor Sócrates Oliveira de Souza, como diretor geral; Estevão Júlio, jornalista responsável por OJB; João Luiz, estudante de jornalismo e estagiário desde março de 2021. Entre janeiro de 2020 e março de 2021 tivemos a também estudante de jornalismo Mylla Marcolino na função. Também temos a Márcia Castro, que cuida da parte comercial de OJB, e a Oliver Arte Lucas, empresa responsável pela diagramação do jornal.

 

Durante o ano de 2020 publicamos 52 edições de OJB. Divulgado semanalmente, o jornal trouxe informações relevantes ao povo Batista nesse período. Destaque para a apresentação do tema do ano; uma edição especial que serviu como um guia de tudo o que aconteceria na 100a Assembleia da CBB; “Pés no Arado 2020”; edição especial sobre a 100a Assembleia; recomendação para que as Igrejas suspendessem seus cultos e anúncio de que a reunião do Conselho e Assembleia Extraordinária estariam suspensos por tempo indeterminado;

 

adiamento do Congresso da Aliança Batista Mundial; aniversário de 50 anos da ABIBET; melhora no quadro de saúde do pastor Sócrates e, posteriormente, sua cura; Dia da Comunicação Batista (jornalistas das Convenções Estaduais, da JMM e UFMBB colaboraram com artigos sobre o tema); primeira participação do pastor Sócrates em um evento após sua alta; aniversário da UFMBB; aniversário da CBB e a última reunião deste Conselho no ano passado.

 

Logo após a 100a Assembleia publicamos uma série de entrevistas com lideranças Batistas que participaram do evento, entre eles o pastor Fausto Aguiar de Vasconcelos, presidente da CBB. Todo o conteúdo foi produzido pelo pastor Neemias Lima, pastor da Igreja Batista no Braga, em Cabo Frio-RJ, e que mantém um blog com notícias e entrevistas.

 

Além de nossos assinantes (impresso e digital), compartilhamos OJB através da plataforma de publicações on-line ISSUU, onde O Jornal Batista possui cadastro. Sempre às sextas-feiras, ao 12:00, compartilhamos a edição em nossa página no Facebook, assim como em nosso Instagram e em nosso Twitter, há também o envio do link do jornal através de listas de transmissão via WhatsApp. O Jornal centenário da denominação tem alcançado, desta forma, todas as gerações.

 

Mesmo com toda interatividade, O Jornal Batista impresso não deixou de ser distribuído, mantendo a distribuição de cerca de 16 mil exemplares. Lembrando que muitos jornais são compartilhados, conclui-se que, apesar de ter cerca de 16.000 exemplares sendo distribuídos, o Jornal impresso alcança um número bem maior de pessoas.

 

OJB continua também com espaço destinado a divulgação dos trabalhos de Missões Nacionais e Mundiais, atividades, notícias da Juventude Batista Brasileira e União Feminina Missionária Batista do Brasil, ênfase em temas como educação cristã, teologia e família, notícias das Convenções estaduais, bem como das Igrejas locais.

 

Na elaboração de O Jornal Batista foram editados diversos textos enviados por pastores e membros de Igrejas Batistas e também produzimos textos, como editoriais e matérias relacionadas à Organização. Frequentemente, Igrejas também enviam matérias sobre ações realizadas, como aniversários, ação social etc.

 

Que as páginas de O Jornal Batista sejam sempre para louvor e glória do nosso Senhor. Que vidas sejam alcançadas, que o trabalho Batista em todo o Brasil e no mundo seja destaque em nossas páginas. Louvamos a Deus por todos que colaboraram, colaboram e vão colaborar para que OJB continue sua centenária história.

 

“Fazer tudo como quem tem de dar contas a Deus, de tudo que faz, exemplificando o espírito de Cristo a cada passo” - OJB 01 - 10 de janeiro de 1901 

 

Estevão Júlio, jornalista no Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira


 
 

Fotos