Notícia

Associação Batista Central, em Minas Gerais, celebra 70 anos


Este artigo oferece informações apenas da Associação Batista Central (ABC), a primeira que surgiu, organizada em 21 de fevereiro de 1951.

Vários cultos foram programados para a justificada celebração dessas sete décadas de existência produtiva, tendo início em 15 de fevereiro de 2020, na Igreja Batista do Bairro Bela Vista, Belo Horizonte-MG, Igreja liderada pelo pastor Hugo Santos Zica, a quem coube abrir a reunião. O culto contou com a participação do coral da Associação dos Diáconos Batistas da ABC e do Quarteto Gomes. O portador da mensagem foi pastor João Miguel de Oliveira.

A programação ficou a cargo do atual coordenador, pastor Ozirmar Machado Leite, auxiliado por uma Comissão de Eventos.

Na palavra de agradecimento, o pastor Geraldo Oliveira da Silva, presidente atual, afirmou: “As comemorações resgatam a história da ABC e dos Batistas mineiros, pois a Associação possui Igrejas baluartes na plantação de Igrejas em Minas Gerais”.

Crescimento. Começamos a Associação com apenas 4 Igrejas. Somos, hoje, 130 Igrejas, 35 Congregações agregando 20.000 membros liderados por 223 pastores. A Associação é dividida em 8 regiões; as Igrejas e Congregações estão presentes em 29 cidades de Minas Gerais.

Presidentes: os seguintes obreiros serviram na liderança da Associação durante esse longo período, vários deles já no descanso eterno; apenas dois não são pastores: Josué Marcos de Souza e doutor Ditimar de Souza Brito. Pastores, por ordem de atuação: Rui Franco de Oliveira, Francisco Paes, Elias Brito Sobrinho, Murilo Cassete, Francisco Mancebo Reis, Nathan Lopes da Silva, Antônio de Freitas, Geodival Marques da Silva, Levy José Penido, Daniel de Oliveira Cândido, Gil Silva, Nelson Nogueira Penido, Júlio Jacob Quirino, José Renê Toledo, Uirassu T. Mendes Câmara, Sílvio Franco de Oliveira, Isaque Silvano, David Baêta Mota, Arlécio Franco Costa, José Alves da Silva Bittencourt, Otacílio Soares Pinto, Soliel Bernardino da Silva, Nicodemo Célio da Silva, Maurício Rosário Caetano, Sandro Ferreira, Hélio Alves de Oliveira, Geraldo Oliveira da Silva, Valquimar Soares Machado, Luiz Carlos Coelho Jr, Joscinaldo Dias Santana.

Coordenadores: pastores Jack Young, Zito Pedro Vieira, Jonair Monteiro da Silva, Ozirmar Machado Leite, Paulo Sérgio de Freitas, Davidson Eller da Cruz, Celso José de Sousa, Waldyr Silva de Oliveira, Daniel William da Silva Vieira. Ozirmar Machado Leite, atual coordenador, serve nessa função pela segunda vez, com dedicação e eficiência.

Duas palavras finais: 1) Um grupo de pastores da ABC se reúne toda quarta-feira para orar e tratar de assuntos pertinentes ao ministério e às Igrejas. Encontro muito fraternal e proveitoso, iniciando com um saboroso café. 2) O relacionamento entre as Associações e a Convenção é de entrosamento e harmonia, apoiando e recebendo apoio. Ao Senhor da seara, glória e louvor.

 

Francisco Mancebo Reis

pastor, membro da Igreja Batista Palmares de Belo Horizonte - MG


 
 

Fotos