Notícia

Conheça o movimento de plantação de Igrejas realizado pela PIB em Teresina, no Piauí

A expressão “isso nunca aconteceu” tem sido muito usual em nossos dias, especialmente em tempos de pandemia. Geralmente é usada como admiração para algo inédito, fora do habitual. Hoje a usamos em referência ao movimento de plantação de igrejas no Piauí.

Há onze anos, a Primeira Igreja Batista em Teresina (PIB) iniciou um movimento de plantação de igrejas com o objetivo de ter uma igreja batista em cada uma das 224 cidades do estado. Graças ao envolvimento das Convenções Piauiense, Meio Norte do Brasil e de muitas igrejas, além da Junta de Missões Nacionais, irmãos e igrejas de outros estados, este número foi reduzido para 24 cidades. Não podemos deixar de reconhecer a atuação das missões: Missão Internacional da Esperança, Missão Pioneira, PROAV, JUVEP e PróSertão, e muitas outras.

A PIB foi responsável por alcançar, nestes onze anos, 16 cidades, embora tenha plantado 32 igrejas neste período. Sete destas foram em Teresina, dezesseis em cidades sem a presença batista e as demais em povoados das cidades alcançadas. O movimento de plantação de igrejas tem feito congregações plantarem igrejas nos povoados, isto gerou um movimento de multiplicação de igrejas.

Com a pandemia, entendemos que a vinda de Cristo está mais próxima do que imaginamos. Podemos dizer que Ele está “às portas” (Mc 13.29). Entendemos que precisamos pregar mais e mais rápido. Não podemos ficar à espera de condições ideais. Vidas estão sendo ceifadas para a eternidade sem Cristo. São parentes, amigos e conhecidos que se vão. Então, cabe-nos pregar com mais intensidade e rapidez.

Decidimos convocar as igrejas e congregações mais próximas das cidades sem a presença batista para nos unirmos e juntos plantarmos mais igrejas. Em Teresina, além da PIB, temos o apoio das igrejas: Batista da Comunhão, Batista Canaã e Batista da Restauração. Nas proximidades das cidades a serem alcançadas contamos com as igrejas/congregações: Monsenhor Hipólito (Congregação da PIB de Picos), Alagoinha do Piauí (Congregação da PIB em Teresina), PIB de Jaicós e PIB em Dom Expedito Lopes. Estas cederam seus obreiros para liderarem as novas igrejas.

Com a disposição destes obreiros e apoio de suas igrejas, cedendo-os para mais um trabalho, alugamos os espaços e os apoiamos com uma oferta de ajuda de custo. Desta forma estamos plantando uma igreja por mês. Isso nunca aconteceu!

Lembra que não devemos desprezar o dia das coisas pequenas (Zc 4.10)? Lembra que temos um Deus que traz à existência o que nunca existiu (Rm 4.17)? É Ele quem está agindo. “Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor? (Gn 18.14). Então, quando ouvirmos que no Piauí plantou-se uma igreja por mês após a pandemia do coronavírus, não usemos a expressão “isso nunca aconteceu”. Com Deus isso vai acontecer! Nosso Deus pode. Ele é o Deus de missões! Isso aconteceu!

 

 

Gilvan Barbosa

pastor da PIB em Teresina, PI


 
 

Fotos