Notícia

92ª Assembleia da Convenção Batista Pioneira é realizada totalmente online

No início do ano, a secretaria-geral da Convenção Batista Pioneira já estava mobilizando-se para que o site para inscrição dos participantes, com todas as informações pertinentes, estivesse disponível. Os contatos com a Igreja Batista de Candeia-RS, Igreja hospedeira, haviam iniciado com muita antecedência. Grande era a mobilização e a expectativa. Todavia, os “ventos da pandemia” nos impuseram uma mudança de planos para algo que seria pioneiro entre os Pioneiros: a realização de uma assembleia online. E ela aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro.

O presidente, irmão Milton Tehlen, com o diretor executivo, pastor Samuel Esperandio, conduziram a Assembleia e, apesar da ansiedade natural, demonstraram segurança e desenvoltura. Os relatórios do diretor executivo, do Conselho Fiscal e das diversas juntas foram apresentados em formato de vídeo, sendo aprovados pela assembleia após os esclarecimentos necessários.

Como convidados, tivemos a grata participação do pastor Christoph Haus, secretário geral da EBM International, agência missionária parceira da Pioneira, através de uma mensagem gravada e traduzida aos participantes; pastor Sócrates Oliveira de Souza, diretor executivo da Convenção Batista Brasileira (CBB) deu uma saudação ao vivo aos irmãos e irmãs, inclusive agradecendo as orações e a intercessão por ocasião de seu tratamento contra a COVID-19. Momentos de louvor ministrados pelo grupo Geração Fiel e pelo casal Eduardo & Silvana, proporcionaram mais que intervalos durante as sessões administrativas, foram momentos de edificação e louvor a Deus.

No domingo, dia 27, realizamos nosso Culto de Celebração, o qual constituiu-se na 3ª sessão da assembleia. O programa foi previamente gravado e editado, transmitido pela página do Facebook da Convenção e de suas Igrejas, em transmissão cruzada. Pastor Carlos Waldow, representante da EBM International para a América Latina, que havia sido o preletor indicado pela IB de Candeia-RS e convidado pelo Conselho da Convenção como preletor oficial, nos trouxe a mensagem da noite, reconhecendo que celebrar a glória do Reino de Deus é viver para Deus, servindo onde estamos, com a expectativa do encontro triunfal. O grupo Geração Fiel e o casal Eduardo & Silvana abençoaram a todos com louvores e as 9 regionais da Pioneira puderam mostrar um pouco do trabalho realizado, reforçando nosso mútuo pertencimento. Ainda, como atos constitutivos, tivemos a posse da diretoria e demais eleitos, e a aprovação da ata da 3ª sessão.  Todo o culto foi traduzido para LIBRAS pela equipe coordenada pela irmã Silvia Costa, e ao vivo! Até o momento, o culto de celebração teve 7.8 mil visualizações no Facebook.

Quanto aos inscritos, batemos o recorde com 244 inscritos, com 52 Igrejas e 23 Congregações representadas. O sentimento de alegria encheu nossos corações quando, ao dar início à 1ª sessão, estavam presentes mais de 200 inscritos e essa média de participantes se manteve durante toda a assembleia. Alguns comentários chegaram a nosso conhecimento, de que foi a primeira vez que alguns irmãos participaram da assembleia na íntegra, gostaram muito e se surpreenderam com a magnitude do trabalho convencional. Na página do Facebook, a 1ª sessão já teve 2,6 mil visualizações e a 2ª sessão 2,2 mil visualizações.

Algumas questões técnicas precisavam de atenção especial, e por essa razão foi convocada a Assembleia Extraordinária, e, com participação efetiva do plenário, foi aprovada a alteração do Estatuto e do Regimento Interno, adequando-os aos tempos e desafios atuais.

O lema de nossa convenção “Juntos, façamos mais e melhor!” ficou extremamente evidente durante a assembleia. Cada membro da equipe contribuiu com seus dons, talentos, tempo e dedicação sem medida para que tivéssemos uma assembleia organizada, primando pela cooperação, transparência e comunhão. Nossa profunda gratidão a todas as pessoas que colocaram a mão no arado e ao nosso Deus, que nos abençoou e, com certeza, cuidou dos detalhes que não estavam ao nosso alcance.

 

Samuel Esperandio, pastor, diretor executivo da Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil; Roberta Ernst, secretária da Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil


 
 

Fotos