Notícia

Igreja Batista da Capunga - PE realiza Celebração Cívica na semana da pátria

No primeiro domingo de setembro, dia 03, a Igreja Batista da Capunga, no Recife - PE, realizou mais um Culto Cívico, uma celebração especial realizada pela Igreja há 13 anos. A solenidade ocorre sempre no final de semana que antecede ao dia 07 de setembro, e, nela, a Igreja coloca, juntas, a ênfase cívica, a oração pela Pátria e a proclamação da mensagem de que “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor“.


Como ocorre em todos os anos, o culto tem sempre a participação de um nú- mero expressivo de pessoas da comunidade recifense e das Forças Armadas e Forças Auxiliares. Mais uma vez, a Rede Globo Nordeste fez a cobertura do evento, realizando entrevistas com o pastor da Igreja, doutor Ney Silva Ladeia, e com outros membros da família capunguense. A presença de comandantes e representações de tropas tem sido uma constante no período dessas celebrações. A programação incluiu momentos cívicos, como o Hasteamento do Pavilhão Nacional, no Monumento ao Patriotismo erigido à frente do templo. No culto, a entrada do pavilhão, o cântico do Hino Nacional e a homenagem aos representantes das Forças de Segurança simbolizaram o caráter cívico, enquanto as orações, os hinos congregacionais e corais e a pregação da Palavra indicaram a verdadeira vocação da solenidade.


Desde 2015, a Igreja também decidiu pela criação de uma medalha para honrar personalidades e instituições. A Medalha do Mérito Fé e Civismo agracia aqueles que, de forma predominante, têm contribuído para o ensino e a perpetuação dos valores da fé cristã e do civismo brasileiro. Este ano, entre as instituições homenageadas, estavam o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, pela passagem de seus 115 anos e pela criação da primeira Faculdade Batista de Pernambuco, e o Seminário de Educação Cristã, pelas celebrações do Centenário. Por sua vez, também foram homenageados o excelentíssimo ministro da Defesa, senhor Raul Belens Jungmann Pinto, com o objetivo de honrar as Forças de Segurança do Brasil; o excelentíssimo ministro da Educação, senhor José Mendonça Bezerra Filho, pela promoção dos ideais do civismo e do patriotismo; o presidente do Estaleiro Atlântico Sul, senhor Harro Ricardo Schlorke Burmann, pela criação do primeiro serviço de capelania na Indústria Naval Brasileira; e o doutor Roberto Magalhães Melo, pelos relevantes serviços prestados como homem público, nas mais diversas áreas em que atuou.

 
Ao final, a Banda do Comando Militar do Nordeste, que acompanhou hinos corais e congregacionais ao longo do culto, ainda fez uma apresentação de gala para os convidados, à frente do templo, finalizada com um show pirotécnico. Como nos demais anos, contamos com a ótima representatividade de generais e demais comandantes das Forças Armadas e das Forças Auxiliares. Além dessas autoridades militares, o culto contou com a presença de várias autoridades civis, entre elas, representantes do Executivo, Legislativo (como deputados federais, deputados estaduais e vereadores) e Judiciário (como juízes, promotores e desembargadores), além de representantes da mídia, como a diretora de Jornalismo da Rede Globo Nordeste.


Mas o maior privilégio para a Igreja é a oportunidade de orar pela Pátria e ratificar seu compromisso com a proclamação da mensagem do Evangelho de Cristo. À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, a Igreja Batista da Capunga - PE teve - e tem - o cuidado de deixar absolutamente clara sua postura de defesa dos valores bíblicos e de cidadania, postura essa que, não implicando quaisquer alinhamentos político-partidários, respeita o pluralismo e a variedade existentes tanto na própria Igreja quanto na comunidade pernambucana, em especial a recifense.


 
 

Fotos