Notícia

PIB Tabuleiro - AL vive um novo tempo na era digital

Joseane Santos Oliveira, jornalista

Aos 42 anos de sua organização e ministração da palavra de Deus, a Primeira Igreja Batista no Tabuleiro-AL tem se adaptado às novas necessidades dos cristãos. Desde a decretação do isolamento social, pelo governo do Estado, que toda a programação tem sido realizada de forma online, inclusive momento de devocional, atendimento pastoral e Escola Bíblica Dominical. O objetivo é evitar o distanciamento entre os membros e também continuar dando orientação espiritual e assistência social, mesmo que a distância.

Os recursos tecnológicos e as ferramentas digitais, como as redes sociais, nunca foram tão úteis e necessários. Mesmo já tendo a experiência dos cultos serem exibidos em redes sociais, a PIB Tabuleiro-AL teve um crescimento considerável. Este talvez só fosse atingido nos próximos cinco anos. Toda a dinâmica de cultos está sendo mantida de forma online, nos mesmos horários de antes: domingos, às 18h e quartas-feiras, às 19h30, através da Fanpage e canal do Youtube da Igreja, bem como as programações extras, como culto jovem e eventos de edificação para casais e famílias. Tudo com interação em tempo real, visando manter a proximidade e o contato direto com os irmãos. Para isso foram feitos alguns investimentos em equipamentos tecnológicos.

Para Anderson Nunes, pastor presidente e líder da PIB Tabuleiro-AL, este é um momento único e nunca imaginado, mas independente de qualquer situação, a palavra de Deus deve ser pregada em todo o tempo e até em fora de tempo. “Cremos que só o Senhor sabia o que iríamos passar e nenhum ser humano poderia prever isso que estamos vivendo, mas o mesmo Deus que permite que as coisas aconteçam, providencia os meios e nos capacita para enfrentar até as situações mais adversas”, disse. Contudo, ele afirma também que nunca irá se acostumar em pregar com a Igreja vazia. Segundo Anderson, nada substitui a presença dos irmãos.

Apesar do isolamento e das dificuldades, a Igreja tem experimentado um crescimento, alcançando pessoas de outras cidades e estados brasileiros. As obras sociais e avanços missionários estão sendo mantidos nos últimos meses. Um exemplo disso é o início da construção do templo da PIB em Novo Lino (interior de Alagoas), sua afiliada. Outra ação importante é a assistência aos mais carentes da Igreja e comunidade adjacente, através da campanha AMOR QUE ALIMENTA, cujo objetivo é conseguir alcançar 200 cestas básicas. Tudo isso tem sido feito com a ajuda dos membros, congregados e amigos da PIB Tabuleiro-AL e é fruto da fidelidade de Deus.