Notícia

Batistas lotam o Centro de Convenções de Goiânia no primeiro dia da 100º Assembleia

Cerca de 2500 pessoas participaram do primeiro dia de celebração da 100a Assembleia da Convenção Batista Brasileira (CBB).Os mensageiros ocuparam os 1888 lugares do teatro Rio Vermelho, os 600 lugares do auditório Lago Azul e mais duas salas (os dois últimos com transmissão ao vivo). Até o próximo domingo (26), Batistas de todo o Brasil estarão juntos para louvar ao Senhor, deliberar e viver momentos de comunhão.

Logo no início da celebração, os participantes recitaram o tema, “Celebrando a glória do Reino de Deus”, e a divisa: “Os reinos do mundo vieram a ser do nosso Senhor e de seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11.15b).

O momento mais marcante da primeira sessão foi a encenação teatral em homenagem à 1a Assembleia da Convenção Batista Brasileira, realizada em 1907, na Bahia. Pastores e líderes denominacionais interpretaram os mensageiros da época, entre eles, Francisco Fulgêncio Soren (F.F. Soren), primeiro presidente da CBB, que foi interpretado por seu neto, João Marcos Soren, atualmente membro da diretoria da Convenção.

Durante a plenária, o pastor Fausto Aguiar de Vasconcelos, presidente da CBB, saudou os Batistas goianos e os irmãos que participaram do 10º Congresso da Aliança Batista Mundial, em 1960, na cidade do Rio de Janeiro. O lembrete é alusivo ao encontro que acontecerá de 22 a 26 de julho. 60 anos depois, o Brasil volta a receber esta Conferência. Pastor Fausto também foi o preletor no período da manhã.

Na segunda sessão, o pastor Sócrates Oliveira de Souza, diretor executivo da CBB, apresentou o relatório do Conselho Geral. Novas Igrejas foram recebidas no rol denominacional e a Junta de Missões Mundiais (JMM) realizou um momento de testemunho missionário.

A sessão da noite, a terceira do dia, contou com a participação musical do Coro da Associação dos Músicos Batistas do Brasil (AMBB). O pastor Fausto Aguiar de Vasconcelos, em nome dos Batistas brasileiros, agradeceu aos Batistas goianos pelo carinho desde a fase de planejamento do evento. Ressaltou a hospitalidade das Igrejas e da cidade em geral. E lembrou que comemoramos também o centenário do trabalho Batista no estado.

Para encerar a primeira noite, o pastor Ebenézer Carlos foi o convidado como preletor da terceira sessão. O líder da Igreja Batista Bedford, em Dallas, no estado do Texas (EUA) contagiou o público com sua maneira de se comunicar. Citou o histórico da denominação no estado, quando Salomoão Ginsburg organizou a primeira Igreja Batista em solo goiano, na cidade de Catalão. Ressaltou que a glória do Senhor tem sido manifesta desde os tempos mais antigos.

Evento acontecerá até o próximo domingo, no Centro de Convenções de Goiânia.
 

Estevão Júlio - Departamento de Comunicação da CBB