Notícia

Coro da Família, da PIB em Niterói – RJ, permanece em plena atividade

“Servi ao Senhor com alegria; e apresentai-vos a Ele com canto” (Sl 100.2)

O Coro da Família, entre outros em atividade na Primeira Igreja Batista de Niterói-RJ, reúne características singulares que lhe dão uma identidade própria; nasceu no âmbito do Grupo de Integração da Família Cristã (GIFC) (Ministério da Família), organização da PIB de Niterói, responsável pela instituição do chamado “Encontro de Casais” na denominação Batista, no ano de 1978, e que permanece em plena atividade além de ter se espalhado por todo nosso país.

A ideia inicial era a formação de um grupo de pessoas do próprio GIFC para cantar em um de seus eventos: o Congresso da Família. Logo na primeira apresentação do Grupo, o então pastor da Igreja, Nilson do Amaral Fanini, gostou tanto que pediu para que o coro continuasse e sua sugestão foi acolhida. Inicialmente foi chamado Coro do GIFC e, posteriormente, (até hoje) passou a se chamar Coro da Família.

E assim tem sido já por 23 anos, ao longo dos quais o coro passou a ter participação efetiva no Ministério de Música da PIB de Niterói e no calendário dos seus cultos. Além de suas atuações regulares, o Coro da Família têm abençoado vidas através da apresentação de musicais mais elaborados que ocorrem em ocasiões especiais, como no natal e na páscoa e, sempre que o Senhor permite, atende a convites para cantar em outras Igrejas, como é da natureza do povo Batista.

Desde a sua fundação, o Coro da Família tem o privilégio de contar ainda com a regência do casal Rubens e Denise Herdy, seus mentores, nomes reconhecidos no cenário da música na denominação, especialmente no nosso estado. Do ponto de vista histórico, foi este também o casal que estruturou e implantou no meio Batista, o já conhecido “Encontro de Casais”.

O trabalho do Coro da Família reúne um grande número de pessoas comprometidas e dedicadas. Somos cerca de 65 coristas de várias faixas etárias, que lotam completamente a sala de música da Igreja nos ensaios semanais quando, com muita alegria, podemos nos preparar para louvar ao Senhor nosso Deus com as nossas vozes. É notável o trabalho desenvolvido pelo casal regente que, com habilidade, determinação e paciência, nos capacita para cumprirmos nossa missão de louvar ao Senhor com alegria. Destacamos, ainda, a excelente ajuda dos membros da diretoria do Coro, já há alguns anos presidida pela irmã Maria Lúcia Vargas Caldas e o apoio incondicional da Ministra de Música Mére Márcia Prado Bello.

Outra característica do Coro da Família, que já faz parte do seu calendário anual e da sua cultura, é o nosso retiro, que ocorre sempre no mês de setembro, quando separamos um final de semana para nosso congraçamento. É quando reunimos os coristas, seus familiares e amigos convidados, sempre em hotéis de cidades próximas, para fortalecermos os laços fraternais que nos unem. É também quando desfrutamos momentos de lazer, de comunhão e de estudo de temas voltados para o crescimento espiritual e regras de convívio em grupo. Nossa experiência com esta atividade tem sido maravilhosa, pois fortalece ainda mais o grupo no seu objetivo maior de participar nos cultos louvando a Deus e contribuindo para a divulgação do Evangelho.

Assim prosseguimos louvando ao Senhor e, com nossas vozes, anunciando a mensagem da salvação com muita alegria. A Deus toda honra e toda glória. 

Rubem Natan Ferreira Caldas e Rubens dos Santos Herdy, díaconos da Primeira Igreja Batista de Niterói- RJ