Notícia

Academia da alma, projeto da CB do Espírito Santo, celebra a vida, família e vocação

Com o objetivo de cuidar da vida dos que cuidam de outras vidas, a Convenção Batista do estado do Espírito Santo (CBEES) promoveu um encontro de três dias (27 a 29 de Março) em seu centro de treinamento (Acampamento Batista Capixaba). Foram dias marcados por muito quebrantamento, palavras de encorajamento, troca de conhecimento e experiências.

As palestras foram divididas em três áreas: o pastor e psicólogo Erasmo Vieira (ES) e o pastor e doutor em filosofia Israel Belo (RJ) abordaram a temática vida pessoal; o pastor e psicólogo Marcelo Aguiar (ES) falou sobre família; Vanderlei Marins (RJ), pastor na Primeira Igreja Batista em Alcântara, foi o orador que tratou sobre vocação.

“Com toda a certeza ao deixar esse local aqui sairei com o coração mais alegre, voltado à minha família e ao ministério pastoral.” Nilton César (pastor e membro da IB Vila Capixaba - Cariacica - ES)

“Agradeço a Deus pelo privilégio de participar dessa academia. Foi muito gratificante pra mim como pastor e esposo.” Izaque Marvila dos Santos (pastor da PIB Centenário do Sul - Marataízes - ES)

Um dos pontos altos do evento foi a mesa redonda, que contou com a presença de todos os preletores e também do presidente da CBEES. Nessa oportunidade, os presentes tocaram na questão da depressão, na falta de amizades e companheirismo, no isolamento que ocorre muitas vezes no exercício do ministério pastoral e em um tema muito sensível que é o número crescente de suicídio de líderes religiosos. Estive em um evento com pastores em Minas Gerais e esse também foi o tema que esteve em destaque por lá, ponderou o pastor Marcelo Aguiar, atentando para a relevância e urgência do assunto abordado. “Temas muito profundos que envolvem a vida do pastor foram tratados nesse evento. Tenho certeza que voltarei para minha Igreja mais motivado e com uma nova percepção do que é ser pastor e do que é estar nesse ministério.” Alessandro Nascimento (pastor da IB Praia de Carapebus – Serra - ES).

Com mais de uma centena de pastores participantes vindos de todos os cantos do estado do Espírito Santo, foi oportunizado aos líderes das Igrejas com menos de 100 membros isenção da taxa de inscrição, o que reforça a preocupação para que o evento fosse acessível a todos quanto quisessem participar.

“Um evento marcante principalmente aos pastores do interior e das igrejas menores: Deus nos tratou com palavras maravilhosas e poderosas.” Marcelo Aguiar (Pastor da IB Mata da Praia - ES)

Ficamos muito felizes com a realização da primeira Academia da Alma. Tivemos realmente uma academia, ou seja, fortalecimento, aprimoramento e exercício. Abençoamos a vida dos pastores que participaram desse evento e nosso objetivo é que esse projeto se torne algo permanente para que possamos alcançar todos os pastores e igrejas batistas do estado do Espírito Santo – Enfatizou encerrando o evento Marcio Soares, pastor da PIB Muniz Freire e presidente da CBEES.

Por: Comunicação CBEES