Notícia

Primeira Igreja Batista de Caxambu retorna à Convenção Batista Mineira

Um dos presentes r e c e b i d o s p e l a Convenção Batista Mineira (CBM) em 2018, ano do seu centenário, foi ter reintegrada ao hall de suas Igrejas a Primeira Igreja Batista de Caxambu, que esteve distante por muitos anos. Nesse ano, por meio de uma iniciativa liderada pelo diretor executivo da CBM, pastor Marcio Santos, a Igreja retorna, promovendo o crescimento dos Batistas e também abrindo mais um campo missionário em Minas Gerais. “Conduzimos tudo de uma maneira muito cuidadosa, para que tanto o pastor como a Igreja pudessem participar desse processo, compreendendo cada etapa do mesmo.”, explica o pastor Marcio Santos, diretor-executivo da CBM.

Nesse processo de mudança e retorno da PIB Caxambu, a Convenção convidou para assumir a liderança da Igreja o pastor Levy Penido, que inicialmente foi pastor de forma interina, e há 6 meses foi empossado como o pastor da PIB. “Desde que o pastor Marcio resolveu ajudar esta Igreja na sua reintegração à Convenção, ele me convidou para auxiliá-lo, o que aceitei de coração aberto, desejando dar o melhor de mim. Hoje, sinto-me realizado por ter aceito a missão, e tê-la cumprido da melhor maneira possível. Me sinto honrado e feliz de fazer parte da história de lutas e vitórias da PIB Caxambu, e também da sua volta ao convívio fraterno e de cooperação com a CBM”, disse o pastor Levy Penido.

Os frutos dessa decisão já podem ser vistos e contabilizados por meio da organização da membresia, a aplicação das doutrinas básicas defendidas pelos Batistas em sua declaração de fé, a participação da Igreja no sustento da obra missionária em Minas Gerais e no Brasil, por meio do plano cooperativo, a implantação de um manual de funcionamento dos ministérios da Igreja, aproveitamento de um pastor e dois seminaristas membros da Igreja para atuar nos ministérios, e a aprovação do novo estatuto. “Além dessas vitórias, ressalto a integração de novos membros, e o retorno de membros antigos. Me alegro também pela participação da Igreja nos eventos denominacionais, bem como o engajamento no projeto Saúde na Estrada”, comemora o pastor Levy

A irmã Vânia Maria de Moura Santos, que há quase 10 anos se batizou na Igreja, também comemora o retorno da Igreja à Convenção. “Sou muito grata a Deus por ter nos abençoado com o pastor Levy, um homem de Deus, que tem nos instruído na Palavra e muito nos ajudado. Creio que a partir de agora começa uma nova etapa para nossa Igreja, e também uma oportunidade de fazermos um trabalho que vai impactar nossa cidade”, afirma Vânia.

Para o pastor Marcio, ter novamente a PIB Caxambu entre as Igrejas ligadas a Convenção é uma vitória. “É motivo de muita alegria e satisfação saber que uma Igreja, que ficou tanto tempo longe, retorna à CBM, principalmente por ela estar localizada em uma região que temos muitos desafios missionários. Posso afirmar que é um verdadeiro presente para os Batistas no ano no seu centenário”, encerra o pastor Márcio.

Por: Ilimani Rodrigues e Kátia Brito, jornalistas da Convenção Batista Mineira


 
 

Fotos