Notícia

Primeira Igreja Batista no Andaraí - RJ celebra o primeiro centenário

No dia 27 de novembro de 2018, a Primeira Igreja Batista no Andaraí - RJ comemorou o seu primeiro centenário de organização, encerrando um ciclo de programações gratulatórias desenvolvidas durante o ano pela comissão escolhida para esse fim, dirigida pela diaconisa Amélia Rocha dos Santos, sob a supervisão do seu pastor titular, Osiris Marques da Silva Junior.

A história da Igreja

Organizada em 27 de novembro de 1918, a partir de iniciativa da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, tendo como membros fundadores 27 abnegados irmãos que já se reuniam desde o ano de 1909, sempre com o objetivo de lançar a semente do Evangelho no então aristocrático bairro da Tijuca, por este motivo, recebeu o nome de “Igreja Batista da Tijuca”, nome que ostentou ate o final dos anos 90, quando passou a adotar a atual denominação, “Primeira Igreja Batista no Andaraí”. Liderada, inicialmente, pelo pastor da igreja mãe, Francisco Fulgêncio Soren, em sua história centenária, a Igreja foi pastoreada por valorosos servos do Senhor que, igualmente, foram usados por Ele para a obtenção dos Seus objetivos, dentre os quais, destacam-se o missionário A.R. Crabtree, David Gomes, Osvaldo Ronis, Tércio G. Cunha, Edilson Soares de Sousa e o atual pastor da Igreja, Osiris Marques da Silva Junior.

Pelo rol de membros da PIBA, passaram muitos “heróis da fé” que contribuíram para a preservação dos ideais dos pioneiros e para o desenvolvimento da Igreja, sendo considerados verdadeiros instrumentos de Deus para a pregação do Evangelho, além de inegáveis contribuições ao trabalho denominacional Batista.

As celebrações

As celebrações foram iniciadas em 2017, estendendo-se por todo o ano de 2018, com atividades mensais que honraram a memória daqueles que, de alguma forma, contribuíram para a edificação da Igreja, inclusive aqueles que já se encontram com o Senhor, representados por seus descendentes. 

O ápice das comemorações se deu nos dias 24 e 25 de novembro. No dia 24, a Igreja foi alimentada pela palavra do atual pastor da igreja mãe, João Soares da Fonseca, que trouxe oportuna mensagem baseada na advertência do livro do Apocalipse, capítulo 22, versículo 17 que apresenta a receita do “casamento perfeito”, aquele que marca a união entre o Espírito de Deus e a Igreja de Cristo. Em prosseguimento, no domingo 25, pela manhã, a Igreja foi abençoada pela palavra do pastor Edilson Soares de Sousa, baseada no que se encontra na carta de Paulo aos Romanos, capítulos 11 e 12, pontuando a relevância de uma Igreja, segundo o texto bíblico. Na noite do domingo, a Igreja recebeu 12 novos membros que participaram, pela primeira vez, da Ceia do Senhor, distribuída à Igreja. Em todas as celebrações, ouviu-se a participação do Coro do Centenário, sob a direção do ministro de Música Luiz Antônio Simões.

Por fim, a Igreja encerrou o seu ciclo de celebrações centenárias, com a realização de um culto solene, no próprio dia 27 de novembro, quando vários membros atuais tiveram a oportunidade de declarar a importância da PIBA em suas trajetórias de vida. Um tempo de reflexão, abençoado e abençoador.

Ouvido, o pastor Osiris Marques, declarou: “A Deus, toda Honra, Glória e Louvor”! Que Ele continue a nos sustentar, orientando-nos como queira, para sermos usados e abençoados, tal como aconteceu até aqui e até a volta de Cristo!

Por: Josir Lins, 1º vice-Presidente da Primeira Igreja Batista no Andaraí - RJ


 
 

Fotos