Notícia

Colégio Batista Taylor-Egídio celebra 120 anos

O presidente da Convenção Batista Baiana, pastor Adelson Brandão Santa Cruz, esteve nas festividades de aniversário do Colégio Batista Taylor-Egídio. Localizado em Jaguaquara-BA, o colégio celebrou seus 120 anos, sendo o primeiro colégio da denominação Batista no Brasil. O evento ocorreu entre os dias 23 e 25 de novembro, com encontro dos ex-alunos (Exalte), Papo Poético, dentre outras atividades envolvendo corpo docente, discente e funcionários do colégio e da Erte, a Escola Rural Taylor-Egídio.

A Convenção Batista Baiana louva a Deus pelos 120 anos do Colégio Batista Taylor-Egídio, primeiro colégio da denominação Batista no Brasil. Uma instituição que tem abençoado não apenas os Batistas Baianos, mas também a comunidade no município de Jaguaquara-BA e região, tendo Deus como firme fundamento. O colégio foi fundado em Salvador - BA em 1898 e foi transferido para Jaguaquara-BA em 1922, onde funciona até hoje. Há quase 77 anos, sedia o AcampBab, o Acampamento Geral dos Batistas Baianos, um evento que é realizado atualmente no período de carnaval e que tem despertado muitos batistas para a vocação ministerial.

Ao longo de décadas, o colégio tem dado preciosos frutos, dentre eles, sua escola-filha, a ERTE. Que o Senhor continue abençoando todo o corpo docente, discente e funcionários desta valorosa instituição. Durante o mês de novembro, a Convenção Batista Baiana solicitou que fossem enviadas mensagens parabenizando o CBTE pelos seus 120 anos de história. Selecionamos uma delas e postamos abaixo, publicação feita pela missionária da Convenção Batista Baiana, Marta Borges, que atua na cidade de Cansanção-BA:

“No Taylor-Egídio, eu estudei, e uma mulher digna, eu me tornei, graças aos grandes amigos, e queridos mestres (professores Onésima, Mirtes, Mário Moreira, Samuel, Luzia, Francis, Edvar, Esmeraldo Santos, Carlos e Stela Dubois,e tantos outros), que ali encontrei, porque em Jaguaquara morei, e quando aluna do colégio assim fiquei. Da meninice ao início da juventude, os melhores ensinamentos ganhei, para tornar-me o que sou, porque o Taylor-Egídio, minha vida cativou. E não podia ser diferente, pois até Jesus Cristo, foi lá que encontrei, e o chamado missionário, Deus também me fez ali, quando era uma junior, e pra glória do SENHOR, disse “sim”, pra o Redentor. Muitos anos se passaram, meus familiares, de lá, mudaram, a casinha simples e humilde, em frente ao Taylor- -Egídio, não existe mais, mas, o saber jamais perde o valor e graças a Deus, vivo para dignificar o nome do SENHOR. Parabéns, colégio querido, pelos 120 anos, que tem marcado vidas. Avancemos, buscando sempre a vitória”, parabeniza a missionária Marta Borges.

Por:  Lidiane Ferreira, jornalista da Convenção Batista Baiana

 


 
 

Fotos