Notícia

Projeto da PIB em Santo Ângelo - RS acolhe refugiados do Haiti

Nos dias 03 e 04 de agosto, a Primeira Igreja Batista em Santo Ângelo - RS, através de seu Ministério de Ação Social, deu início à oficina de comunicação em língua Portuguesa, oferecida à comunidade de Haitianos moradores na cidade, denominada Projeto Haiti.

A empresa de alimentos Alibem, que emprega aproximadamente 200 haitianos no município, como parte de seu projeto de incentivo à comunicação, divulgou entre seus colaboradores a oficina oferecida pela Igreja, formando assim uma parceria entre empresa e Projeto Haiti. Dessa forma, os interessados foram encaminhados ao projeto.

A princípio, foram oferecidas cinquenta vagas em duas turmas, na sexta à noite e sábado pela manhã. Porém, a aceitação foi tão positiva que já participam, aproximadamente, oitenta alunos que foram se achegando através da divulgação entre os próprios haitianos.

O salão social da Igreja transforma-se em uma grande sala de aula, onde as facilitadoras e monitoras dedicam-se durante duas horas e meia a ampliar a comunicação de homens e mulheres, que buscam entender o idioma brasileiro, na tentativa de conquistarem novas oportunidades de emprego e melhores condições sociais.

O projeto baseia-se no voluntariado e tem tido uma ótima aceitação, não só dos diretamente envolvidos, como dos demais membros da Igreja, os quais têm fornecido lanche ou contribuições financeiras para a confecção de materiais didáticos.

Pouco a pouco, o cenário dos cultos e demais encontros de ministérios da Igreja estão recebendo um novo colorido, onde a diversidade de culturas e raças tem se encontrado em lugar comum. O amor de Deus que nos iguala e nos transforma quebrando barreiras e fortalecendo em nossos corações o amor ao próximo.

Por: Liliane Ferraz, membro da Primeira Igreja Batista em Santo Ângelo - RS


 
 

Fotos