Artigo

Os desafios da comunicação entre os Batistas fluminenses

No quarto domingo do mês de maio comemoramos o Dia da Comunicação Batista, de acordo com o calendário da Convenção Batista Brasileira (CBB). Mesmo sendo um termo mais utilizado pelo meio secular, a comunicação é importante e deve fazer parte das Igrejas, Associações e Convenções. Isso porque, ao analisarmos o seu significado, chegamos à conclusão de que ela é o canal principal de propagação de informações, tornando comum as relações uns com os outros, sendo a fonte para conhecimentos e, aos cristãos, um instrumento para cumprir a missão que o Senhor nos deu.

 

A comunicação já faz parte de nós, cristãos, por ser um mandamento de Deus. Quando Ele nos envia para anunciar o Evangelho a toda criatura, testemunhar o Seu amor e proclamar as Boas Novas, em todas essas ações vemos um ato em comum: o de comunicar. Além disso, é possível ver que o Senhor capacita pessoas para trabalharem mais a fundo nesse nicho, pois sabia que seria uma necessidade dentro das Igrejas.

 

É por isso que, hoje, vemos departamentos de comunicação sendo bênçãos para os irmãos, gerando comunhão e facilitando tantos processos, como foi no caso do período de pandemia, onde se fez necessário um uso maior da tecnologia através da transmissão de cultos, divulgação de programações online e reuniões digitais.

 

Em se tratando do meio Batista fluminense, o trabalho na área começou há anos e foi evoluindo com o passar do tempo, atendendo as necessidades de cada período. Hoje, o Departamento de Comunicação (DECOM) tem a função de comunicar com excelência, seguindo sempre os princípios cristãos. Através de conteúdos informativos, ela se faz presente nas redes sociais, site, canal de Youtube e plataformas musicais, sendo uma ferramenta para criar e manter o relacionamento entre a CBF, os seus membros e as pessoas que acompanham nos acompanham.

 

Pelo caminho, sempre aparecem percalços e pedras, sendo então um desafio enfrentar da melhor forma e encontrar soluções práticas e que gerem resultados positivos. Além de atender a sede, a DECOM também é o apoio para Organizações e Associações, onde tentamos auxiliar as necessidades de cada uma. Nossa missão é também levar informações claras e objetivas para o público, pois entendemos que muitos não possuem familiaridade com certas tecnologias; assim, facilitamos alguns processos para que todos tenham acesso e se sintam atendidos no que precisam.

 

Louvamos a Deus pela capacidade que nos dá de trabalhar no meio comunicativo, aplicando estratégias e maneiras de propagar o amor de Deus através dessa ferramenta. Os desafios sempre estarão presentes, mas sabemos que o Senhor é Aquele que guia o nosso trabalho a fim de que o Evangelho alcance a todos.

 

Convenção Batista Fluminense

 

Imagem