Artigo

Comunhão

No dicionário Aurélio, “comunhão” é ato ou efeito de comungar. Participação em comum em crenças, interesses ou ideias. Conjunto daqueles que comungam os mesmos ideais, crenças ou opiniões; comunidade. No sentido bíblico, é de partilhar algo com alguém; disposição para compartilhar (generosidade). Comunhão é o compartilhamento de uma vida em comum. Um companheirismo inseparável. Em Atos 2.42-44 podemos aprender muito a respeito de comunhão.

 

1. Eles perseveravam - Não se encaminharam para direções diferentes, sentiam necessidade de mais instrução, estar juntos. Mantinham firmes o compromisso assumido.

2. A comunhão é uma das chaves da eficiência de uma Igreja - pastor Darrel Robinson diz: “Uma igreja nunca poderá crescer além dos limites da sua comunhão”. Com uma comunhão correta, a Igreja poderá enfrentar qualquer problema e que continuará em crescimento. Sem ela, a igreja é qualquer coisa, menos igreja de Cristo.

3. A comunhão na Igreja é dupla - É comunhão vertical com Deus e horizontal uns com os outros. A desobediência arruína e rompe nossa comunhão com Deus. O rompimento de nossa comunhão com Deus afeta o relacionamento entre os irmãos. Mas, ela pode ser restaurada (I João 1.9) e há três condições para a restauração: confissão, perdão e purificação.

 

O que não é comunhão?

Comunhão não é aperto de mão, tapinha nas costas e amáveis sorrisos; não é boas vindas e também não é reunião social. Então, o que é comunhão? É amor vigoroso, é a determinação de amarem uns aos outros e permanecerem unidos.

Precisamos investir tempo com os membros da Igreja fora das atividades eclesiásticas. Precisamos elogiar uns aos outros, rir juntos. A comunhão fora das quatro paredes deve ser vivenciada; experimente passar tempo com um membro da Igreja

Tomem café da manhã juntos ou convide para almoçar ou jantar. Ouça com atenção o seu irmão em Cristo, ore por ele (a), isso é comunhão. Como Igreja de Cristo precisamos desenvolver uma comunhão mais intensa, dia a dia, todos os dias até a volta de Cristo.

 

Cleverson Pereira do Valle pastor, colaborador de OJB

Imagem