Artigo

A importância da Escola Bíblica Dominical - Uma escola para todos

O que é importante ocupa o primeiro lugar em nossa mente, impulsiona as nossas ações e nos traz uma grande dose de alegria e realização. Por isso, quero destacar algumas razões pelas quais considero a Escola Bíblica Dominical de uma importância imensurável na vida do discípulo de Jesus.

1. É importante pela razão da sua essencialidade -  A Escola Bíblica Dominical não é uma atividade educativa opcional, mas essencial, pois incrementa e dinamiza todas as atividades e iniciativas educacionais e evangelísticas da Igreja. A Escola Bíblica Dominical não pode ser considerada apenas um apêndice, anexo ou acessório na estrutura geral da Igreja; não é apenas parte, é a própria Igreja ministrando ensino bíblico sistemático.

 

O ensino bíblico faz parte da história da salvação. No Antigo Testamento, temos isso relatado em Neemias 8.1-12. No Novo Testamento, encontramos a Igreja primitiva dando ênfase ao ensino, perseverando na doutrina e instrução dos apóstolos (Atos 2.42-47). A pergunta que surge é: a Igreja está realmente interessada em estudar a Bíblia? 

 

2. É importante pelo seu principal objetivo - A Escola Bíblica Dominical conjuga os dois lados da grande comissão dada à Igreja em Mateus 28.20 e Marcos 16.15: ela evangeliza enquanto ensina.

 

3. É importante porque fortalece a comunhão com Deus e entre os irmãos - Não pode existir crescimento espiritual fora do contexto da comunhão cristã (Atos 2.42-44).

 

4. É importante na edificação total da família cristã - Ela não cuida apenas da formação espiritual, mas preocupa- -se com a edificação geral, que inclui: bons costumes, exercício da cidadania e a formação do caráter. A EBD complementa e, às vezes, corrige a educação ministrada nas escolas seculares. A EBD complementa a educação cristã ministrada nos lares. No Antigo Testamento, entre o povo de Deus, eram os próprios pais os responsáveis pelo ensino das Escrituras (Deuteronômio 6.6-9). A família é imprescindível e não pode falhar na sua missão.

 

5. É importante porque dá vida à Igreja - A EBD é um chamamento à redescoberta do ensino da Palavra de Deus. Não há outro caminho para manter a Igreja viva, a não ser o retorno às Escrituras, como ocorreu no tempo do rei Josias (II Crônicas 34.15ss). Sem estudo sério das Escrituras Sagradas, não há vitalidade na Igreja de Cristo. Sem ensino da Palavra ela está fadada à subnutrição espiritual.

 

Para concluir, vamos refletir nestas declarações sobre a EBD e no poema de José Gomes da Silva:

• “A EBD é a amiga da infância, a inspiração da mocidade, a força da maturidade e o conforto da velhice”;

• “Um homem educado pela EBD dificilmente será levado às barras dos tribunais”;

• “Extingue a EBD e dentro de pouquíssimo tempo virá a ruína espiritual”.

 

A ESCOLA DOMINICAL

 

Escuta minha gente, esta palavra real Que exalta com amor a Escola Dominical. Não há neste mundo outra escola igual, Pois nela estudamos, a Santa Palavra Real.

São as Santas Escrituras que estudamos com amor, Pelos salvos do pecado na igreja do Senhor. Estudamos nesta Escola Bíblica Dominical, E nela aprendemos a fugir de todo mal. É no templo do Senhor, que a igreja reunida Estuda na Santa Escola sobre a Palavra da Vida. A Escola Dominical é uma fonte de alegria, Pois sobre o Senhor o seu povo estuda em harmonia.

Eu estou falando da verdade divinal, Esta verdade aprendemos na Escola Dominical. A Escola Dominical, a toda gente faz bem, Ensinando nesta vida sobre a vida do além.

Minha gente, entendeu, sobre esta fonte de luz? Na Escola Dominical se aprende de Jesus! Nesta querida Escola, onde a Bíblia é estudada, Aprendemos com Jesus sobre a nossa caminhada.

 

Solange d’ Almeida - coordenadora editorial da Convicção Editora

Imagem