Vale do Paraíba, em São Paulo, recebe Operação Jesus Transforma
A região do Vale do Paraíba, no interior do Estado de São Paulo, sediou este ano, pela primeira vez, a Operação Jesus Transforma. Os resultados foram tão positivos e abençoadores que os pastores e líderes envolvidos nesta obra já anunciaram a realização da segunda edição para o próximo ano, marcada para o período de 12 a 25 de julho.
A missão evangelística deste ano foi realizada em nove cidades-polos: Aparecida, Arapeí, Caçapava, Cunha, Jacareí, Moreira César (distrito de Pindamonhangaba), Piquete, São José do Barreiro e Ubatuba, entre os dias 20 de julho e 02 de agosto.
Para o próximo Jesus Transforma, o pastor André Souto Bahia, da Primeira Igreja Batista em Caçapava e presidente da Associação das Igrejas e Congregações do Cone Leste Paulista (AIBACOLESP), disse que a meta, além de todas as atividades já previstas com a Operação, é implantar cinco novas Igrejas Batistas no Vale do Paraíba e ampliar a presença dos Batistas na região para um total de 65 Igrejas em 31 municípios.
O pastor Francisco Franciene Rodrigues dos Santos, da Segunda Igreja Batista em Moreira César, disse que os moradores do distrito experimentaram a doçura da Palavra e do amor de Deus. “O Jesus Transforma é um resgate dos valores deixados por Cristo”, destacou.
União e participação
As Igrejas envolvidas na programação receberam e hospedaram equipes de evangelistas de várias partes do Brasil. Eles saíram às ruas propagando a mensagem de Salvação por meio de Jesus Cristo, aquele que realmente é capaz de transformar vidas.
As atividades desenvolvidas foram visitas às residências, abordagens de pessoas nas ruas, cultos nos lares e, principalmente, estudos bíblicos evangelísticos, os RD’s (Relacionamentos Discipuladores).
“Mais do que os números de estudos bíblicos realizados, cultos nos lares e conversões, a Operação Jesus Transforma despertou as Igrejas do nosso Vale para a obra da evangelização. Vimos Igrejas que há anos não experimentavam conversões e choraram com os novos decididos. Irmãos que há muito tempo não compartilhavam as Boas Novas com alguém serem usados para a reconciliação de pessoas afastadas da Igreja. Pastores vestirem a camisa amarelinha junto com as suas ovelhas dando o exemplo e discipulando seus líderes enquanto cumpriam a Missão”, acrescentou o pastor André, coordenador da Operação.
O impacto dessa obra na vida de quem recebeu as Boas Novas do Evangelho é imensurável, segundo avaliação dos líderes envolvidos. Para eles, a Operação abriu portas e pavimentou o caminho para que, agora, cada polo dê continuidade ao trabalho, discipulando e amparando os que foram alcançados.
Gratidão
O culto de encerramento foi realizado na Primeira Igreja Batista em Caçapava, base da Operação, e reuniu representantes de todas as Igrejas participantes, além dos enviados das Juntas de Missões Estadual, Nacional e Mundial.
As dependências do templo ficaram lotadas. Faltaram cadeiras, mas sobraram testemunhos de fé e de esperança sobre o mover de Jesus. Nesse culto, sete jovens de Igrejas do Vale do Paraíba decidiram consagrar as suas vidas durante as férias para participarem do Acampamento Radical Amazônia, que vai ocorrer em Manaus em janeiro de 2026.
Foi um momento de celebração e de gratidão a Deus pelas vidas alcançadas e pelo agir do Altíssimo durante toda a mobilização da missão Jesus Transforma no Vale do Paraíba. O louvor foi conduzido pela Banda Juba (Juventude Batista).
Maria Regina de Almeida
membro da Primeira Igreja Batista em Caçapava - SP