Nova Capela é inaugurada no bairro Humaitá, em Porto Alegre - RS
Em uma semana marcada por fé, trabalho, cooperação e emoção, o bairro Humaitá celebrou a inauguração de mais uma capela Batista, fruto de uma parceria que une igrejas locais, nacionais e internacionais em torno do avanço missionário no Rio Grande do Sul.
A nova Igreja Batista Vinho Novo foi erguida com o apoio da Missão Pioneira do Brasil e dos Estados Unidos, da Igreja Batista da Orla - ES, da Clear Creek Baptist Church (EUA) e da Convenção Batista do Rio Grande do Sul (CBRS).
Rodrigo Ferreira, presidente da Missão Pioneira do Brasil, expressou sua alegria com mais uma iniciativa missionária no estado. “A experiência de estar no Rio Grande do Sul sempre é muito boa. Já vim seis vezes desde 2016 e é sempre um privilégio voltar. O povo gaúcho nos acolhe de uma forma especial. Fazer trabalhos aqui é uma bênção. Nossa mensagem às igrejas é que sejam locais de luz, de encontro, de relacionamentos. Que não sejam apenas templos para reuniões, mas lugares onde as pessoas encontrem acolhimento, amor e o abraço de Cristo”.
A celebração contou com representantes de todas as frentes envolvidas. O pastor Edson Klitzke, da Igreja Batista da Orla - ES, destacou a força da parceria: “Hoje estamos inaugurando mais uma capela em parceria com a Missão Pioneira e o pastor Tony Gray. Juntos queremos continuar plantando igrejas, adquirindo áreas, construindo espaços e expandindo o Reino de Deus no Rio Grande do Sul. Em uma semana, fizemos construção, evangelismo e ação social. Eu convido você a fazer parte disso”.
Presidente da CBRS, o pastor Olavo Vigil também celebrou a entrega: “É com muita alegria que inauguramos mais uma capela em parceria com a missão pioneira. Agradeço aos batistas gaúchos, à Igreja Batista da Orla (ES), e a todos que contribuíram. Seguimos avançando na obra missionária!”
O pastor local, Luiz Klitzke, emocionou-se ao falar da relevância da construção para a comunidade. “Há anos estávamos em locais alugados. Ter nosso espaço é algo muito significativo. Estamos na avenida principal do bairro e isso vai impactar. O nosso coração está feliz. A palavra ‘obrigado’ se torna pequena. Podemos dizer: Ebenézer! Até aqui nos ajudou o Senhor — através dos irmãos americanos, da nossa convenção, da igreja mãe e de muitos voluntários. Isso é fantástico.”
O pastor norte-americano, Tony Gray, líder da Missão Pioneira, compartilhou com entusiasmo sua experiência. “É um grande prazer ser parceiro dos batistas gaúchos. Trabalhamos, oramos, rimos. Vieram 14 pessoas dos EUA — não eram profissionais, mas irmãos que tiraram férias para servir aqui. Foi uma mistura linda: inglês, português, Espírito Santo, Minas, Rio Grande do Sul. E a capela saiu! A igreja é o corpo de Cristo, é você, é eu. É um lugar de envio. Não é para sentar de braços cruzados, é para levantar, louvar e sair para servir.”
Em um pronunciamento emocionante, diretor-executivo da CBRS, Egon Grimm Berg, resumiu o sentimento coletivo: “Hoje o céu se une a nós nesta celebração! Esta não é apenas a entrega de um prédio — é o testemunho da fidelidade de Deus, da beleza da cooperação no Corpo de Cristo! A Missão Pioneira, liderada pelo Pr. Tony Gray, tem semeado esperança e recomeços, especialmente após a catástrofe climática que enfrentamos. A Clear Creek Baptist Church veio com voluntários que deixaram o conforto de casa para servir. Isso é Reino em ação! Nossa gratidão à Igreja da Orla, ao Pr. Edson Klitzke, ao Pr. Luiz Klitzke e a todos os voluntários. Cada tijolo aqui carrega um pedaço do céu. Hoje podemos dizer: ‘Ebenézer! Até aqui nos ajudou o Senhor!’ Que este templo seja casa de salvação, cura, discipulado e envio!”
A Convenção Batista do Rio Grande do Sul segue firme em sua missão de expandir o Reino em terras gaúchas e conta com cada batista para seguir avançando “Juntos somos melhores. Juntos somos mais fortes. Façamos infinitamente mais!”, encerra Egon.