O último dia do Congresso Proclamai 2025 foi marcado por celebração, mobilização e testemunhos impactantes que desafiaram a igreja brasileira a viver o evangelho com intencionalidade e coragem. Desde a manhã até o encerramento, o ambiente foi de profunda adoração e renovado compromisso com a missão de Deus.
Manhã - Igreja Local com Impacto Global
A manhã de sábado começou com momentos especiais de louvor conduzidos por Alexandre Magnani, com a participação de crianças, adolescentes e jovens, que celebraram com danças e cânticos a beleza da missão.
A devocional foi ministrada pelo Pr. Daniel Ventura, diretor-executivo da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil. Ele destacou a importância de ensinar com integridade e viver uma fé que impacta a próxima geração. “O futuro é resultado daquilo que ensinamos hoje. Podemos ensinar aquilo que sabemos, mas, no final, só geramos aquilo que nós somos. Se queremos garantir a eternidade para aqueles que estão perdidos, precisamos gerar pessoas apaixonadas por Jesus”.
A manhã também contou com uma mensagem do Pr. Wander Gomes, líder da Igreja Batista do Recreio, anfitriã do Proclamai. “Precisamos 'destemplar' a igreja, fazendo com que esta geração saia das quatro paredes e vá para o campo”. Ele também destacou que “nosso problema hoje não é de tamanho e nem de dinheiro. É de visão. O dinheiro segue a visão”, disse. O pastor lembrou que “somos a Igreja de Cristo, revestida pelo Espírito Santo, que marcha triunfante na proclamação do Evangelho” e que “nenhum método funciona se o Espírito Santo não estiver à frente”.
Ainda pela manhã, Thais Marques, Renata Santos e Ruth Cordero trouxeram mensagens desafiadoras sobre tornar a missão acessível a todos, evangelização de surdos e cegos e ações de amor em contextos de crise. Renata lembrou que “Missão é o compromisso de pregar o Evangelho a toda criatura”, e a venezuelana Ruth Cordero afirmou que “o amor transforma, cura e traz esperança”.
Tarde - Oficinas e Lançamento de Livro
Durante a tarde, os participantes participaram de oficinas temáticas voltadas à capacitação missionária. Além disso, foi realizado o lançamento do livro “O chamado inadiável para completar a missão”, escrito por João Marcos Barreto Soares, diretor-executivo de Missões Mundiais. A obra reforça o compromisso da Igreja com a Grande Comissão.
Noite - Fé, Esperança e Amor em Ação
A noite começou com a devocional do Pr. Diego Bravim, executivo da Convenção Batista Fluminense, que destacou o papel do Espírito Santo na vida da Igreja. “A presença viva e eficaz do Espírito Santo traz encorajamento para a vida da Igreja”.
Em seguida, o Pr. João Marcos Barreto Soares trouxe uma mensagem com base em João 17, sobre a glorificação de Deus por meio da missão. “Por que fazemos missões? Porque quem mandou tem toda a autoridade”. “Glorificar a Deus é anunciar a vida eterna”.
O culto de encerramento contou com louvor de Alexandre Magnani, participação dos Amigos de Missões, e o testemunho emocionante de Hadassa, missionária que atua na Coreia do Norte. “Eu sou uma menina que decidiu entregar 5 pães e 2 peixinhos. O que você decidiu entregar para Deus?”
A última mensagem do Proclamai 2025 foi do missionário iraniano Farshi Fathi, que compartilhou um poderoso testemunho de conversão e perseverança: “Quero agradecer pelas orações dos irmãos, porque enquanto estava preso pude sentir a oração dos irmãos. Começamos com duas famílias no porão da minha casa. Em cinco anos, plantamos 48 igrejas no Irã”, relatou.
No encerramento oficial, o Pr. João Marcos convidou todos os participantes a se envolverem na obra missionária, seja indo orando, contribuindo ou mobilizando.
Até 2026!
O Congresso Proclamai volta em 2026, com edições simultâneas em São Paulo e Recife, de 18 a 21 de abril.
Estevão Júlio, jornalista na Convenção Batista Brasileira