Artigo

Jesus, nosso modelo de amor

Numa série de artigos, tendo como tema “Jesus, o nosso modelo de vida”, serão abordadas algumas virtudes ou qualidades na vida de Jesus de Nazaré: o amor, a humildade, a mansidão, a compaixão, a obediência, a autenticidade, a sabedoria, a misericórdia, a missão, o contentamento, a santidade, o perdão, a justiça, o sofrimento, a gratidão, os relacionamentos saudáveis e a integridade.

 

Pode-se afirmar que ninguém em toda a História nos amou tanto como Jesus. Ele nos amou eternamente. Antes dos tempos eternos, o Pai nos amou no Filho. A cada dia, Deus prova o Seu amor para conosco por meio da profecia, da encarnação, da vida, do sofrimento, da morte, da ressurreição, da ascensão e da volta de Cristo (Romanos 5.8). Ele nos amou com tamanha intensidade que deu o Seu Filho para ser sacrifício por nós na cruz (João 3.16). Jesus mesmo afirmou que ninguém tem maior amor do que Ele: dar a Sua vida por nós (João 15.13-14).

 

Por nos amar com um amor incomparável, por ser Ele a expressão máxima de amor revelado e compartilhado, Ele é o nosso modelo de amor. O amor de Jesus não é um amor dado a nós pelo nosso mérito, mas por Seu próprio mérito. Esse amor é incondicional. O amor de Jesus é um amor intenso, sem medida. Ele é sublime, altamente terapêutico e seguro (Romanos 8.38-39). As misericórdias do Pai se manifestam no amor de Cristo Jesus. Estas misericórdias se renovam a cada manhã. Grande é a Sua fidelidade (Jeremias 3.23-24).

 

O Salvador, Senhor e Mestre nos ensina a amar os nossos inimigos, bendizer os que nos maldizem e orar pelos que nos perseguem (Mateus 5.43-48). O amor de Cristo é o da aceitação, do perdão e da festa. Ele andava por toda parte fazendo o bem (Atos 10.38). Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro (1 João 4.19). Todo o amor do Pai e do Espírito foi revelado em carne e osso no Filho (João 1.13-14).

 

Devemos amar o próximo com o amor de Cristo, perdoar com o perdão de Cristo, ter paciência, mansidão, humildade e pureza como Cristo. Ele é o nosso modelo perfeito de amor. Como Seus discípulos e discípulas, somos chamados e ensinados a amar com o amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O amor jamais é vencido (1 Coríntios 13.4- 8). O amor de Cristo é o amor que O levou a dar a Sua vida em sacrifício por nós, a derramar o Seu precioso sangue na cruz.

 

Tem o Senhor Jesus Cristo sido o nosso modelo de amor? Se sim, qual é o impacto que esta verdade tem causado em nossos relacionamentos nesses dias tão sombrios?

 

 

 
404: Not Found