Artigo

O sono da alma

O “sono da alma” é o nome de uma aberração teológica, segundo a qual os mortos estão dormindo até o dia da ressurreição e do juízo final. Não podemos concordar com essa posição. A Bíblia diz que os mortos estão conscientes – e muito. Basta nos lembrarmos do que foi dito por Cristo ao ladrão na cruz e da parábola do rico e de Lázaro (apenas para citar dois exemplos).

 

Entretanto, existe, sim, um outro tipo de sono espiritual. A alma pode adormecer, e há muitos filhos de Deus que estão dormindo espiritualmente. Por quê? Por ignorância, por negligência, pela superficialidade da sua fé… ou, ainda, por puro mundanismo.

 

Nas Escrituras podemos ler: “Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas, porque tudo que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5.13-16).

 

Os crentes sonolentos ficam desatentos às coisas de Deus e são incapazes de enxergar as realidades sobrenaturais à sua volta. Não percebem as bênçãos celestes, a vontade do Mestre, as oportunidades espirituais, os cuidados divinos, as ameaças de Satanás. Como se estivessem hipnotizados, seguem suas vidas sem se darem conta da batalha espiritual em que estão envolvidos. Assim, não se preparam adequadamente para ela e sofrem muitas derrotas.

 

E quanto a você, querido irmão? A sua alma está acordada ou está dormindo?